Skip to main content
pesquisar

Preparar o regresso às aulas e conseguir poupar é todos os anos uma dor de cabeça para os pais. Mas não tem de ser. E apesar da lista de material escolar parecer infinita, de muitas vezes ter de comprar roupa porque os miúdos cresceram no Verão e parece que tudo deixou de lhes servir, com alguns truques pode poupar neste regresso às aulas.

Vamos dar uma ajuda.

1 Faça uma lista do que vai ter de comprar

Como organização é sempre o nosso conselho, o melhor mesmo é fazer uma lista de tudo o que pensa que vai ter de comprar no início deste ano letivo. Inclua material escolar, livros escolares (se não os tiver gratuitos), roupa e equipamento desportivo.

Com este detalhe já sabe onde tem de poupar. Se se esquecer de alguma coisa, não se preocupe. Pode sempre rever a lista.

2 Defina um orçamento

Faça contas e veja qual o valor máximo que pode gastar neste regresso às aulas. Se conseguir gastar menos, ótimo. É mesmo essa a intenção: poupar no regresso às aulas.

3 Veja o material que sobrou do ano anterior

Todos sabemos que os miúdos gostam de começar o ano com material novo. Aliás “Ano Novo, Vida Nova” é um ditado que se aplica aqui perfeitamente. Mas há certamente coisas que pode aproveitar do ano anterior. Se lhe pediram um bloco de papel cavalinho para a aula de educação visual, será que não sobrou do ano passado? E o compasso, a lapiseira de minas 0,7mm, as réguas também não podem servir para este ano letivo?

E se os cadernos do ano passado estiverem em bom estado e a matéria não tiver sido toda dada, porque não continuar a usá-los até ao fim? Ensine ao seu filho a importância de reutilizar e poupar vai ver ele que vai aderir.

4 Veja o que tem em casa que não usou no ano passado

Certamente durante o ano letivo comprou algum material que guardou para quando fosse preciso: lápis, canetas, borrachas, lápis de cor, etiquetas, cola e porventura estojos. Se constam da lista, retire-os. Já está a poupar o dinheiro que ia gastar ao comprar novamente.

5 Venda a roupa do seu filho que já não lhe serve

Se o seu filho cresceu, venda o que não lhe serve em sites de venda de produtos em segunda mão. Já vai estar a poupar na roupa que lhe tem de comprar

6 Aproveite as promoções

Todos os anos no mês de agosto arranca a campanha do “Regresso às aulas”. Aproveite as promoções que podem ser significativas. Mas o nosso conselho é que, caso possa, compare os preços nos vários hipermercados. Compre no que for mais barato. A sua carteira agradece.

7 Aproveite os livros escolares gratuitos

O Estado disponibiliza manuais escolares gratuitos a todos os alunos do ensino público. Mas para poder usufruir deste benefício tem de se registar na plataforma MEGA. Note, no entanto, que os cadernos de atividades não estão incluídos pelo que, caso queira que o seu filho os tenha tem de os comprar.

Em conclusão

Preparar o regresso às aulas com antecedência e organizar-se pode levar tempo, mas certamente que se traduz em poupanças que beneficiam o seu orçamento familiar.

telefone
calculadora