LTV – Rácio Empréstimo Garantia Num Crédito

1
2199
LTV

Um dos principais rácios para avaliação do risco de crédito, especialmente no crédito habitação, é o LTV ou Loan To Value.

Conceito

LTV, Loan to Value ou rácio empréstimo garantia é a relação que existe entre o valor de um financiamento e a garantia dada. É muito utilizado nos empréstimos imobiliários relacionando o valor da hipoteca com o valor do imóvel dado como garantia. O rácio Financiamento Garantia relaciona-se com o risco de incumprimento pois quanto mais reduzido for maior o incentivo do cliente em pagar a prestação. Se não pagar, o imóvel é vendido para liquidar a dívida.

Implicações do LTV

O LTV influencia o custo do seu empréstimo. Quanto maior for o valor maior será a taxa aplicada no crédito (maior o spread) pois também o risco é maior. Por outro lado, quanto menor for o LTV menor será a taxa de juro que lhe é aplicada.

O rácio de Financiamento Garantia recomendado deverá ser um valor até 75%, pois permitirá:

  • Negociar melhor as condições do seu empréstimo;
  • Reforçar a confiança no seu cumprimento junto do banco;
  • Beneficiar de taxa de juro inferior

Hoje em dia, é possível obter um crédito habitação com uma relação financiamento garantia até 85%-90%. Mas aqui, importa considerar o valor da avaliação que depende do avaliador (e infelizmente, muitas vezes, do banco em questão). Quanto menor, mais poupa todos os meses 🙂

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorA Inércia Do Bom Português
Próximo artigoA Inflação É Boa ou Má?
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

*

code