Saiba o que o Impede de Deixar de Fumar

Bem Estar

Saiba o que o Impede de Deixar de Fumar

3 min Partilhar 8 de Janeiro, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
deixar fumar

O vicio do tabaco é definitivamente um dos piores vícios da atualidade. Este vicio é muitas vezes apontado como um escape em momentos de stress, ou no caso da adolescência é muita vezes defendido como uma afirmação.

As razões enumeradas por quem é fumador, quando a questão é o porquê continuar a fumar, são diversas, no entanto, muito comuns na comunidade de fumadores.

A gestão do stress, a sociabilização, o prazer retirado do ato de fumar e até o sentimento de auto-confiança são razões identificadas pelos fumadores para não deixar de fumar.

Assim sendo, cabe-nos aqui explorar as razões mais fortes para não deixar de fumar e deixar algumas dicas para ultrapassar e até vencer o ato de fumar.

Fumar Alivia o Stress

Fumar não alivia o stress mas sim a necessidade de nicotina o torna menos paciente e até mais nervoso.

Perante situações de tensão, a ausência de nicotina acentua muito mais a capacidade de controlo emocional elevando assim os níveis de ansiedade e nervosismo.

Fumar irá assim compensar os níveis baixos de nicotina transmitindo a sensação de satisfação e controlo emocional.

Esta necessidade de compensação dos níveis de nicotina é assim a maior razão e o maior obstáculo para quem quer deixar de fumar.

A dependência  de nicotina e acentuação desta em momentos de stress é assim a barreira mais difícil de vencer.

[quote_box_right]Dica: Outra razão poderá ser de âmbito financeiro, pois a poupança de dinheiro com a ausência de cigarros é em muitos casos de valor considerável.[/quote_box_right]Encontrar alternativas ao cigarro para estes momentos é assim fundamental.

Muitos pneumologistas apontam a prática de exercício físico regular, as técnicas de relaxamento e até atividades lúdicas gratificantes como as soluções mais eficazes e saudáveis para deixar de fumar.

Fazer uma Pausa

O pretexto para fazer uma pausa no trabalho ou em uma qualquer tarefa é muitas vezes apontado como necessidade para praticar o ato de fumar.

Para os fumadores e em especial os fumadores que estão a tentar terminar com o vicio de fumar, as pausas são muitas vezes apontadas como os desafios mais difíceis de superar. Uma pausa, para o fumador, significa basicamente a pratica do ato de fumar.

[quote_box_right]Dica: Tente dentro do possível, evitar espaços frequentados por fumadores quando pensa em fazer uma pausa e tenta eliminar o vício de fumar.[/quote_box_right]Esta pausa é muitas vezes agravada com a junção do café. O café e um cigarro são uma ligação perigosa, tornando-se num hábito difícil de ultrapassar.

Os pneumologistas afirmam e apontam como solução para ultrapassar a ligação, pausa-fumar-café, o simples ato de relaxar, beber água, comer um peça de fruta ou conversar sobre coisas agradáveis.

Fumar Emagrece

Apesar do ato de fumar causar dependência de nicotina que irá levar a maiores gastos de energia sempre que tenta fazer qualquer esforço físico, estar associado ao emagrecimento ou ao controlo de peso, deixar de fumar não está propriamente ligado ao aumento de peso.

Deixar de fumar poderá levar a uma aumento de peso no ex-fumador, mas esta consequência não está diretamente ligada ao ato de deixar de fumar, mas sim ao aumento da ingestão de calorias e outros factores.

O aumento do apetite e recuperação do olfacto, bem como do paladar, são assim identificados como os outro factores potenciadores do aumento de peso.

O desconsolo gerado pela ausência de nicotina leva igualmente os ex-fumadores a recorrem à ingestão de alimentos de elevado valor calorifico para, simplesmente, ocupar a boca.

tabaco

[quote_box_right]Dica: Evite snacks, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Ocupe a boca com pastilhas elásticas ou rebuçados sem açúcar, uma peça de fruta ou uma cenoura.[/quote_box_right]As boas noticias é que o aumento de peso associado à interrupção do ato de fumar é passageiro e resulta mais da alteração dos hábitos alimentares do que da cessação tabágica.

A solução para contrariar o aumento de peso devido à cessação do tabaco é fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas e vegetais e beber muita água. O exercício físico é igualmente apontado como um bom aliado para controlar o peso e até mesmo reduzir.

Seja Maior,



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro