Como poupar está na ordem do dia, o nosso conselho é que poupe também no seu seguro automóvel, mas tenha em conta que, neste caso, um seguro barato pode sair-lhe caro. Parece que nos estamos a contradizer, mas não. Nós explicamos.
Um bom seguro automóvel tem de o proteger também financeiramente
De facto, tem. Um bom seguro automóvel é o que, adequando-se às suas capacidades financeiras, o protege de todos os riscos em que pode incorrer, minimizando, simultaneamente, as despesas que pode ter se tiver um acidente automóvel do qual é responsável.
Analise as coberturas do seguro automóvel
Existem dois tipos de seguro automóvel, com coberturas distintas, e por isso, com custos diferentes para si se for considerado culpado de um acidente: o seguro contra terceiros (obrigatório por lei) e o seguro contra danos próprios.
Seguro contra terceiros
É um seguro de responsabilidade civil obrigatório por lei. Em caso ser responsabilizado pelo acidente, o seguro cobre os danos materiais do outro veículo, e eventuais danos corporais dos seus ocupantes. Não cobre os danos do seu carro, nem os seus danos corporais nem os dos seus acompanhantes. Ou seja, estas despesas são por sua conta.
Note que é obrigatório mesmo se o seu carro estiver parado na garagem e não o utilizar, protegendo-o, se este for roubado e causar um acidente.
Seguro contra danos próprios
É o vulgarmente chamado “seguro contra todos”. É um seguro que cobre para além dos dados materiais do outro carro, os do seu carro. E cobre também os danos corporais de todas as pessoas envolvidas.
A ambos pode juntar coberturas adicionais.
Claro que a ambos pode incluir coberturas adicionais, como assistência em viagem, quebra de vidros ou carro de substituição.
Atenção ao prémio que vai pagar pelo seu seguro automóvel
O prémio depende das coberturas
É claro que neste seguro a regra de todos os seguros também se aplica: quanto maiores as coberturas maior o prémio que vai pagar. Ou seja, um seguro contra danos próprios é mais caro que um seguro contra terceiros. E claro, se tiver adicionado coberturas adicionais, o prémio sobe, mas também pode evitar custos futuros.
Como para as mesmas coberturas, o valor do prémio varia de seguradora para seguradora, antes de contratar o seguro, peça várias propostas e compare o que vai pagar.
Mas também depende de outras variáveis.
Para além das coberturas que contratar existem outros fatores a condicionar o preço que paga pelo seguro, nomeadamente a idade do condutor habitual e o número de anos que tem de carta. Isto porque condutores mais jovens ou com menos anos de carta são considerados mais inexperientes, ou seja, com maior a probabilidade de ter um acidente, e por isso o prémio aumentar.
Por outro lado, não ter tido acidentes ou existirem franquias reduz o valor do prémio. No primeiro caso porque tem direito a um bónus, no segundo, como tem de pagar do seu bolso parte dos danos, a seguradora vai pagar menos. Ou seja, quanto maior a franquia menor o prémio.
Compare as propostas
Assim, na altura de contratar o seu seguro automóvel, decida qual o tipo de seguro que lhe convém e que coberturas adicionais quer contratar. Depois peça propostas a várias seguradoras e compare-as. Mas lembre-se que só são comparáveis prémios que reflitam coberturas idênticas. Tenha em especial atenção as exclusões e as franquias.
Em situação de igualdade escolha o seguro com o prémio mais baixo, desde que seja de uma seguradora de confiança. No site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) poderá consultar a lista de empresas e mediadores de seguros autorizadas. Se não estiver nesta lista, não contrate.
E já agora se mesmo assim quiser baixar o preço a pagar, se tem disponibilidade financeira opte pelo pagamento anual. Isto porque quase todas as seguradoras cobram taxas de fracionamento do prémio. Veja também se não tem um desconto se fizer o pagamento por débito direto.
Fale com a Reorganiza
São vários os aspetos que tem de ter em conta ao contratar um seguro automóvel. Mas estamos aqui para ajudar e sem qualquer custo associado. Temos uma equipa de especialistas que o ajudará a encontrar o seguro certo para si. Fale connosco.