SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Entender o Seguro de Acidentes Pessoais

Seguros

Entender o Seguro de Acidentes Pessoais

4 min Partilhar 3 de Junho, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only
seguro de acidentes pessoais

O seguro de acidentes pessoais tem crescido em popularidade nos últimos anos. No entanto, é fundamental separar o trigo do joio. Neste artigo, procuramos esclarecer o que é um seguro de acidentes pessoais e como pode escolher o melhor seguro para si.

O que é um Seguro de Acidentes Pessoais?

Tal como o nome indica é um seguro que tem como finalidade proteger a pessoa segura em caso de acidente. O conceito de acidente é fundamental pois é este acontecimento que dará lugar ao pagamento da indemnização contratada.

O que é um Acidente?

Um acidente é um acontecimento não previsto, exterior ou estranho à vontade da pessoa. Isto é, é todo o acontecimento que foi contra a vontade do segurado causando danos no mesmo, sejam danos físicos ou materiais.

Principais Coberturas do Seguro de Acidentes Pessoais

A principal cobertura de um seguro de Acidentes Pessoais é a Morte e Invalidez. No entanto, têm surgido cada vez mais seguros com coberturas opcionais que podem ser muito úteis. Falamos de despesas de funeral, despesas de incapacidade temporária, tratamento e repatriamento, subsídio diário por internamento hospitalar, entre outras. É certo que algumas coberturas podem ser úteis e outras podem não fazer qualquer sentido, daí a possibilidade de escolher diferentes pacotes e adaptar o produto às suas necessidades.

Morte e Invalidez

Nesta cobertura não existem grandes dúvidas. Em caso de morte, o capital contratado é entregue aos herdeiros legais ou outros beneficiários definidos, sendo em caso de invalidez entregue à pessoa segura de modo a fazer face às suas despesas. De notar, contudo, que poderá contratar diferentes graus de invalidez, sendo que quanto menor for a invalidez, maior a cobertura.

É importante ressalvar que existe algum dinamismo nesta cobertura. Por exemplo, poderá receber determinado capital por invalidez, mas se o sinistro resultar em morte passado um tempo, o capital a ser entregue será a diferença entre o capital pago e o capital coberto.

Despesas com Funeral

Geralmente este tipo de cobertura é complementar à cobertura de morte e o seu principal objetivo é o de custear o funeral da pessoa segura, permitindo assim evitar um encargo adicional à família numa situação já de si bastante exigente emocionalmente.

Incapacidade Temporária para o Trabalho

A cobertura de incapacidade temporária para o trabalho poderá ser bastante útil pois consideramos que as baixas não costuma custear a totalidade do salário líquido da pessoa. Assim, recebe um subsídio temporário por cada dia em que esteja impossibilitado de exercer a sua atividade profissional.

Despesas de Tratamento e de Repatriamento

Uma cobertura especialmente útil para quem costuma viajar, garantindo as despesas de tratamento e repatriamento para o país de origem da pessoa segura.

Subsidio Diário por Internamento?

Caso fique internado em resultado de um acidente, a pessoa segura receberá um valor por cada dia que permanece no hospital. O valor a receber é definido em contrato e costuma começar a ser pago passados uns dias do início (existe uma franquia definida em dias).

Âmbitos de Cobertura do Seguro de Acidentes Pessoais

Regra geral um seguro de acidentes pessoais garante a cobertura24 horas. No entanto, existem seguros que permitem estipular o âmbito da cobertura, podendo esta ser profissional ou extraprofissional. A cobertura profissional permite complementar o seguro de acidentes de trabalho. Ou seja, durante o exercício da sua atividade profissional se ocorrer um acidente terá a possibilidade de acionar o seguro de acidentes pessoais cumulativamente com o seguro de acidentes de trabalho. Para os casos em que a cobertura apenas é válida extra-profissional, só é possível acionar o seguro caso o sinistro ocorra fora do horário normal de trabalho.

Fatores a ter em conta na contratação do seguro

Todas as coberturas mencionadas e outras que poderão existir dispõem de um capital coberto que limita a indemnização da seguradora. Por exemplo, se possui uma cobertura de subsídio diário de internamento de 25 euros então apenas receberá 25 euros por cada dia de internamento.

De igual modo, o período de indemnização também costuma estar estipulado. Retomando o nosso exemplo, se a cobertura de subsidio diário de internamento for por um período de 180 dias, apenas receberá a indemnização durante 180 dias de internamento.

Atenção às Exclusões na sua Apólice de Seguro

Como na generalidade dos seguros existem exclusões ou acontecimentos pelos quais a seguradora não se responsabiliza. No caso do seguro de acidentes pessoais a exclusão mais patente é os danos do segurando contra si mesmo.

De igual modo, existem acidentes que surgem após determinado ato ou fator provocado pelo segurado, como por exemplo, um acidente consequente de alcoolismo ou uso de estupefacientes ou até o suicídio. Estas causas costumam estar automaticamente excluídos. Também doenças que não sejam consequência de um acidente estão excluídas das generalidades das apólices.

O Prémio de Seguro de Acidentes

Há seguros de acidentes pessoais para todos os gostos e carteiras. É possível subscrever um seguro por pouco mais de 1 euro dia. O que sugerimos é que contacte um dos nossos consultores que lhe garantirá as melhores condições para o seu seguro. É possível uma boa poupança com os seus seguros, desde que procure as melhores alternativas e os melhores profissionais.

Finalizando

O seguro de acidentes pessoais é um seguro exclusivo para cobertura de acidentes desde que estes não sejam provocado intencionalmente pelo segurado em si próprio. Possuem uma cobertura alargado na medida em que permitem cobertura no exterior e ainda permite ao segurado estar protegido 24 horas por dia. As coberturas existentes são diversas e consoante a seguradora podem ter diversos capitais cobertos, bem como, períodos de indemnização.

Assim sendo, escolher um seguro acidentes pessoais não é tarefa fácil pois a oferta é imensa e as necessidades são distintas de cliente para cliente. No entanto, a cobertura base é comum a todos os clientes sendo que as restantes coberturas podem ser personalizadas consoante as necessidades. Para mais informações, consulte a Reorganiza Seguros.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro