Será que vale a pena investir em imóveis?

Investir

Será que vale a pena investir em imóveis?

2 min Partilhar 11 de Março, 2020

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Trocar de casa

O investimento imobiliário virou moda em Portugal. De um momento para o outro tornamo-nos investidores, seja pelo aproveitamento de algum imóvel para arrendamento ou para arrendamento de curta duração ou seja pela venda de uma casa e o consequente reinvestimento. Mas será que vale a pena investi em imóveis para obter um retorno?

Distinguir investimento de outras coisas

Em primeiro lugar, é fundamental uma distinção. Aqui referimo-nos ao investimento para obtenção de um retorno, seja um rendimento mensal ou o ganho com a revenda do imóvel. Não nos referimos à sua habitação própria e permanente como um investimento, pois a finalidade é distinta.

Comprar para revender

A compra para revenda é uma alternativa de investimento imobiliário. Nesta modalidade, precisamos de comprar um imóvel a um bom preço, fazer algumas remodelações e voltar a colocar o imóvel no mercado. O preço de compra é fundamental para o sucesso do seu investimento e é necessário algum engenho para fazer as obras adequadas para obter o retorno desejada. Poderá ainda obter o aconselhamento de algum agente imobiliário, mas tenha em mente que a comissão cobrada muitas vezes leva-lhe uma fatia importante do retorno (mesmo que lhe digam o contrário).

Comprar para arrendar

A compra para arrendamento é uma solução que pode ser bastante interessante dado o atual estado do mercado de arrendamento. Na prática, precisa de encontrar um imóvel bem localizado (não é o mesmo que dizer que deve comprar um imóvel no centro da cidade) e com um preço que lhe permita obter um bom rendimento mensal. A conta que sugerimos que faça é dividir a renda anual depois de custos e impostos pelo valor de compra do imóvel, obtendo assim a taxa de rendimento. Seja criterioso mas razoável pois podemos querer pedir uma renda demasiado elevada num imóvel que não a merece, situação em que estamos apenas a aproveitar-nos dos nossos inquilinos (quando tiverem alternativa mudam).

Comprar produtos financeiros

É também possível investir em imóveis através de fundos de investimento ou de plataformas de crowdfunding. Todas as alternativas têm as suas vantagens e desvantagens e deverá analisar com critério. Talvez diversificar riscos e investir em várias soluções ao mesmo tempo, tendo em mente que o investimento através de fundos e crowdfunding é possível com montantes muito reduzidos.

Será que vale a pena recorrer à banca para investir?

A resposta não é preto ou branco. Os bancos existem para nos facilitar o acesso a fundos e abrir oportunidades e investimento. É possível alavancar muito os retornos se recorrermos a crédito habitação com taxas baixas e se obtivermos taxas de rendimento bastante superiores. É certo que existem riscos associados, que deverá acautelar. Por exemplo, talvez faça sentido pensar na lógica de contratar um crédito a taxa fixa ou contratar bons seguros para proteger o seu património. Adicionalmente, deve escolher um banco que não lhe fica com parte do seu rendimento em comissões e outras despesas escondidas e que, se possível, permita aplicar a liquidez remanescentes em depósitos a prazo com taxas mais simpáticas.

O que fazer?

Tenha em mente que para ganhar dinheiro tem de investir e de assumir alguns riscos. O investimento em imóveis pode ser uma solução que lhe permita diversificar riscos e aumentar os seus retornos. Faça as suas contas e perceba até onde pode ir nos seus investimentos e arrisque!



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros