Sobretaxa de IRS: As Contas Para 2017

0
471
Sobretaxa de IRS

A discussão política tem estado acesa com o tema da eliminação da sobretaxa de IRS em 2017. Com tantas contas e percentagens que temos ouvido nos últimos tempos, pode ser importante clarificar alguns tópicos.

O Que É a Sobretaxa de IRS?

A sobretaxa extraordinária foi introduzida em 2011 e deveria ter sido aplicada em sede de IRS apenas nesse ano, com um valor de 3,5%, a ser aplicada em todas as categorias de rendimentos singulares. Infelizmente não foi apenas em 2011, mas prolonga-se até aos dias de hoje, embora já não seja igual para todos os escalões. Esta foi uma medida de grande impacto para os nossos bolsos e resulta do exigente processo de ajustamento que Portugal teve de fazer para evitar a bancarrota.

Quem e De Que Forma Se Paga a Sobretaxa?

As promessas de eliminar a sobretaxa extraordinária não têm sido possíveis de cumprir na totalidade. Contudo, no ano de 2016, o 1º escalão de IRS (rendimentos até 7.000€) já não paga qualquer sobretaxa e os escalões seguintes deixaram de pagar a mesma percentagem de 3,5%. A saber:

  • 2º Escalão           1,00%
  • 3º Escalão           1,75%
  • 4º Escalão           3,00%
  • 5º Escalão           3,50%

Alterações Da Sobretaxa De IRS Para 2017

As negociações do Orçamento de Estado de 2017 têm criado alguma indefinição neste tema, pois já houve várias propostas “em cima da mesa”. A ideia de fundo é que a eliminação da sobretaxa não será imediata e aplicada a todos (como tinha sido prometido). De início tinha sido definido que o 2º escalão (o de mais baixos rendimentos que ainda paga 1% de sobretaxa) só iria deixar de ter a sobretaxa extraordinária em 01 de abril de 2017. O 3º escalão deixaria em julho. O 4º escalão em outubro. O 5º escalão em dezembro.

Contudo, tem havido um esforço de antecipar a eliminação da sobretaxa para os escalões mais baixos em contrapartida por um adiar para os escalões mais altos. As informações mais recentes é que o 2º escalão não terá de esperar pelo dia 01 de abril de 2017 para ver eliminada a sobretaxa, pois logo no início do ano deixará de ter este 1% de imposto adicional ao rendimento. Esta alteração afetará positivamente mais de 1 milhão de contribuintes.

Implicações Na Nossa Vida

Estas boas notícias devem traduzir-se num sentido de responsabilização na gestão do nosso dinheiro. Se vamos passar a ter mais rendimento disponível, devemos começar a pensar já nas implicações que isso trará para a gestão do nosso orçamento familiar. Cada um saberá as melhores opções, mas não se esqueça que em Portugal os níveis de poupança estão muito abaixo da média europeia…

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA