Tempo Para o IRS

0
263
Tempo para o IRS

Muitas pessoas encaram o preenchimento do IRS como uma tarefa muito complicada. Pensam que temos de dedicar muito tempo para o IRS e que não será fácil perceber tantos campos para preencher.

Mas não tem de ser necessariamente assim. Cada vez há mais ajudas da Autoridade Tributária para facilitar o correto preenchimento da declaração de rendimentos e com isto poupamos tempo nesta obrigação de declarar os nossos rendimentos (há determinados rendimentos que serem demasiado baixos não têm de apresentar a declaração).

Preencher o IRS na Internet Tem Mais Vantagens

É verdade que a maioria destas ajudas são ao nível do digital, pelo que quem é mais avesso às tecnologias não usufruirá destas facilidades. Além de já vir muita informação preenchida automaticamente, o portal das finanças tem disponível o “e-balcão” para dúvidas online e, inclusivamente, o número de telefone do Centro de Atendimento já é da rede fixa, quando até há uns meses atrás era um “707” que implicava um custo maior nas chamadas telefónicas.

No entanto, lembre-se que o portal das finanças está desenvolvido para que seja de fácil intuição e não deverá precisar de recorrer a estes contactos. Pode ir preenchendo o IRS e se alguma coisa estiver errada o próprio sistema dá um alerta que não lhe permite submeter nessas condições.

Não Se Esqueça de Guardar os Comprovativos

Embora a informação esteja cada vez mais sintonizada, e por isso apareça pré-preenchida, não se esqueça que precisa de guardar todos os comprovativos de despesas passíveis de dedução em IRS e dos próprios rendimentos, seja em formato físico ou digital. As entidades empregadoras são obrigadas a comunicar o valor total de rendimentos e de descontos realizados ao longo do ano.

Esta comunicação é feita tanto ao colaborador como ao Estado. Mesmo depois de validar o IRS não os deite fora, pois todos estes documentos que comprovem os rendimentos e as despesas deverão ser guardados durante 4 anos para efeitos de prova perante a Autoridade Tributária.

Não Aguarde Pelo Fim do Prazo Para Fazer O IRS

Se ainda não tem acesso ao canal online do portal das finanças não deixe passar mais tempo. Peça desde já a senha de acesso, pois ainda irá demorar alguns dias até recebê-la em casa e poder começar a usufruir destas comodidades que os avanços tecnológicos trazem a toda a hora.

Adicionalmente, deverá fazer a sua declaração com calma. Sem pressas. Não precisa de entregar o IRS logo no início (se bem que se for receber reembolsos faz sentido submeter o quanto antes). Garanta que coloca todas as despesas e rendimentos para ter o IRS conforme a lei e para poupar o máximo.

Nota: Artigo adaptado de crónica no Jornal Destak

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

*

code