5 Motivos para Criar a Sua Empresa

0
1830

Trabalhar por conta de outrem tem vantagens. Quem não as conhece irá conhecer quando criar o seu próprio negócio, que implica não ter estabilidade, ter elevados níveis de stress e não saber se tem dinheiro para pagar os salários. No entanto, são muitos os motivos que nos levam a criar negócios, motivos que compensam em muito os pontos menos positivos que já foram apontados.

Um empreendedor é alguém que encara a dor de sair da sua zona de conforto para seguir os seus sonhos. Alguém que quer seguir uma paixão e que procura liberdade. Trabalhar por conta própria é muito gratificante. Neste artigo vamos falar-lhe de 5 motivos para criar uma empresa. 5 motivos para ser empreendedor.

Ter Liberdade

Ser o dono da empresa dá-nos liberdade. Somos nós quem define objetivos. Quem decide quando e como trabalhar. Quem define as estratégias e escolhe as suas equipas. No entanto, ser o dono não significa que deixamos de ter chefes, porque passamos a ter dezenas de chefes. Os clientes são os nossos chefes. É a eles que temos de agradar… e muitas vezes é mais difícil satisfazer as necessidades dos clientes do que dos chefes. A vantagem é que os clientes são vários…

Realizar os Seus Sonhos

Ser empreendedor implica correr riscos, superar desafios e vencer obstáculos para realizar os seus sonhos. E sabemos que as coisas que nos desafiam são aquelas que mais prazer dão depois de conseguidas. Criar um negócio permite-nos realizar os nossos sonhos. Fazer aquilo que sempre desejámos. Fazer o que nos dá prazer. Resolver os problemas que gostaríamos de ver resolvidos. É desafiante e exigente mas o esforço é claramente recompensado, mesmo que passado um tempo não consigamos fazer vingar as nossas ideias.

Sair da Rotina

A vida de empresário é uma vida sem monotonia. Ser o chefe envolve fazer de tudo um pouco. Envolve sujar as mãos, pensando muitas vezes que se não fizermos nós mais ninguém irá fazer. No dia em que a rotina se instalar na sua própria empresa saiba que as coisas talvez não estejam bem… porque ser empresário tem tudo menos rotina. Consiste em criar negócios, produtos ou serviços, desbravar mercados, conquistar novos clientes com novas abordagens. Envolve gerir pessoas (um mundo de desafios constantes). Mexe com muita coisa nas suas finanças pessoais e implica um total empenho que em nada convive com a rotina e a monotonia.

Ganhar Dinheiro

Temos de ser pragmáticos. Um dos grandes motivos para se criar uma empresa é ganhar dinheiro. Queremos ganhar dinheiro para satisfazer as nossas necessidades e realizar os nossos sonhos. Queremos ter conforto financeiro e poder conquistar a liberdade que o dinheiro tem associada (cuidado para não viver em função do dinheiro pois aí perdemos esta liberdade toda).

Não é garantido que teremos grandes lucros. Mas “o céu é o limite” pois estamos a trabalhar para nós. Estamos a receber os dividendos do nosso trabalho. Se o negócio for sólido, se formos bons trabalhadores e se criarmos valor para os clientes… será provável que ganhemos bastante mais dinheiro do que no emprego por conta de outrem (aqui estamos nós a dar dinheiro a ganhar a terceiros).

Resolver Problemas

Um motivo que acaba por ser um dos primeiros motivos para criar uma empresa e ser empreendedor. Na vida existem sempre problemas que podem ser resolvidos. E as pessoas (os clientes) querem ver os seus problemas resolvidos e muitas vezes estão na disposição de pagar por isso. Aliás, as empresas muitas vezes não vendem produtos e serviços. Vendem a satisfação de alguma necessidade…Um empreendedor é alguém que quer ganhar dinheiro a resolver problemas. E não só quer ganhar dinheiro como quer sentir-se realizado nessa função…

Quer criar o seu próprio negócio? Sabe se o seu negócio é viável? Experimente gratuitamente a nossa ferramenta de avaliação de planos de negócios. É muito simples 🙂

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA