O Que Preciso Para Criar Uma Empresa?

Empreendedorismo Finanças Pessoais

O Que Preciso Para Criar Uma Empresa?

3 min Partilhar 8 de Agosto, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Negócios|ganhar dinheiro

A necessidade aguça o engenho… e em momentos de crise surge muitas vezes a possibilidade de criar uma empresa. De nos lançarmos por nós próprios. De ganharmos outro tipo de liberdade e colhermos os frutos do nosso trabalho. O mundo do empreendedorismo é um mundo duro mas muito gratificante… neste artigo vamos refletir um pouco naquilo que é preciso para criar uma empresa.

Seja Realista

A primeira ideia que deve ter antes de se lançar por conta própria é que criar uma empresa não é tarefa fácil. Ou melhor, criar uma empresa rentável não é fácil. Assim, o ponto de partida passa por identificar uma oportunidade de negócio e garantir que temos as condições para a fazer prosperar, o que implica um estudo aprofundado e muita reflexão. Daqui resultará uma convicção de que o negócio é viável mesmo em situações de adversidade.

Seja Otimista

Se disser a alguém que vai criar o seu próprio emprego e que vai deixar de trabalhar por conta de outrem irá ouvir dois tipos de reações. Algumas pessoas irão dizer-lhe que faz muito bem e que se deve atirar de cabeça (cuidado para não bater em betão). Outros, a grande maioria, irá desaconselhar focando-se especialmente no risco e no medo. É curioso, quando alguém tenta fugir da “corrida dos ratos” é logo desencorajado por aqueles que não têm a capacidade ou a ousadia de pensar “fora da caixa”. Esquecemo-nos, contudo, que o progresso é feito por aqueles que ousaram desafiar as regras da maioria e arriscar no desenho do seu caminho.

Para criar a sua empresa tem de ser otimista. Tem de acreditar nas suas capacidades e seguir em frente. Mais uma vez, se fez uma análise correta e se viu que tem condições para criar valor… tem de acreditar em si.

Escolha Um Mentor (ou dois)

Criar um negócio, se é a sua primeira vez, é um passo no escuro. Assim, ganha muito em pedir apoio ou aconselhamento a pessoas mais preparadas ou experientes. Procure um ou mais mentores com quem falar com regularidade. Pessoas que podem criticar construtivamente as suas ideias e dar novos pontos de vista. Em última análise, o seu esforço deve passar por ter um modelo de negócios o mais sólido possível. E aqui só tem a ganhar em pedir a opinião a terceiros.

Tenha Capital Inicial

Um ponto crucial no mundo dos negócios é o financiamento das operações do dia-a-dia. Podemos ter grandes ideias mas na maioria das vezes demoramos mais tempo a transformá-las em dinheiro do que pensávamos. E o pior que pode acontecer é estar constantemente com a preocupação do financiamento das suas despesas pessoais do dia-a-dia, pois com grande probabilidade não terá um fluxo de receitas estável, pelo que não terá um salário fixo. Estar preocupado com o dinheiro irá trazer-lhe elevados níveis de stress e preocupação que em nada ajudam no momento da decisão.

Infelizmente, as empresas portuguesas são conhecidas por estarem descapitalizadas. Tendemos a criar negócios com baixo nível de capital social que facilmente passam para situações de “falência” técnica. Garanta que tem um … não é fácil, mas aumenta em muito a probabilidade de sucesso da sua empresa.

Avalia a viabilidade do seu projeto

Para o ajudar a avaliar a viabilidade do seu projeto criámos uma aplicação fácil de utilizar. Com o IVO pode avaliar se o seu projeto é viável e com isso tomar as melhores decisões de negócio. Muitos negócios simplesmente não têm pernas para andar. Outros têm um grande potencial. Veja se a sua ideia tem o que precisa para ser sustentável.

Exigência e Profissionalismo

O pior que pode acontecer a uma empresa é ser conotada como pouco profissional e tendo um serviço de qualidade sofrível, pois rapidamente queimam qualquer boa imagem que possam ter. E no mundo dos pequenos negócios a exigência e profissionalismo vêm muito dos seus sócios. Sócios pouco exigentes tenderão a criar negócios de qualidade sofrível. Temos de ser exigentes connosco próprios e com os nossos colaboradores. Pautarmo-nos sempre por padrões de ética e responsabilidade que marquem a diferença, nunca esquecendo que para fazer as coisas da mesma forma que já são feitas… não são precisas novas empresas.

Persistência e Paciência

Os momentos que antecedem o lançamento de um negócio são muito stressantes. A ansiedade apodera-se e queremos lançar o negócio o quanto antes. Neste campo temos de pesar a necessidade de qualidade com o timing de lançamento. Ou seja, não precisamos de lançar o negócio apenas quando está perfeito (nunca vai estar, acredite) mas também não devemos criar a empresa sem ter a garantia de que conseguimos satisfazer as necessidades.

Está a pensar criar a sua empresa? Quer partilhar a sua experiência? As suas dúvidas e ansiedades? Utilize a caixa de comentários abaixo.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros