Pretende melhorar a sua vida financeira e, consequentemente, melhorar a sua vida no geral? Cumprir com algumas metas financeiras não é fácil, mas também não é assim tão difícil que esteja destinado apenas para alguns. Não vamos enunciar decisões drásticas e quase impossíveis de tomar, mas sim alguns pequenos movimentos financeiros que o farão chegar onde precisa.
Sabemos que a nossa vida está mais calma e mais tranquila quando a nossa vida financeira também está. Por isso, conheça estes 5 movimentos financeiros que vão ajudá-lo a ser mais feliz.
Primeiro movimento financeiro: apostar na educação financeira
A educação pode ser considerada como o pilar de uma vida financeira saudável e é a base para todas as nossas decisões financeiras. Como tal, faz deste o primeiro e mais importante movimento a fazer.
Podemos achar a educação financeira desnecessária, mas existem noções que mesmo que já as saibamos, devem ser “refrescadas” para que quando chegue a hora de tomar uma decisão importante não falharmos. Certamente existem outras noções que desconhecemos ou não estão consolidadas e que poderão ser muito úteis.
Por estas e outras razões a educação financeira pode e deve ser melhorada (mesmo depois da educação académica). E pode fazê-lo através de coaching financeiro, livros, workshops, etc. Mas atenção: é necessário escolher meios que sejam de confiança.
Mudar a maneira de gastar o dinheiro
O autocontrolo é muito importante para alcançar uma vida financeira de sucesso, o que requer treino e repetição. Por vezes irá errar e de seguida iemendar e este processo dá-se até que já não cometa praticamente erros nenhuns. São várias as maneiras de gastar dinheiro e muitas delas erradas. Daí referirmos mais uma vez a importância da educação financeira.
Existem exemplos de como gastar melhor e de maneira mais comedida, no entanto, um exemplo simples é o período dos saldos. Deve refrear a sua vontade, assumindo que a compra não é urgente e não comprar já aquilo que pode ser comprado daqui a um mês na época de saldos.
Movimento financeiro inteligente: ter calma com o aumento
Recebeu um aumento? Excelente notícia! Mas a sua vida, de momento, não pode mudar muito. O truque é agir como se não tivesse tido um aumento e criar uma conta-poupança com a quantidade em que foi aumentado. Esta medida é cautelar e parece escusada mas é essencial para ter uma vida financeira saudável e estar preparado para uma possível “tempestade”.
Sabemos que é difícil tomar esta decisão, mas é a mais inteligente porque lhe garante segurança, estabilidade, e solidez financeira. Se criar uma conta-poupança para este dinheiro mensal extra será bem mais fácil.
Por último, tenha cuidado com as exceções. Quando estamos a criar poupança e especialmente quando esta começa a crescer, somos por vezes tentados a levar “emprestado” só um pouco para jantar fora, por exemplo, aí começa o caos. Um jantar passa para um cinema, que passa para um jogo de futebol, que passa para inúmeras outras actividades lúdicas. Sem nos darmos conta já perdemos todo o dinheiro mensal extra, não conseguindo construir a vida financeira que pretendíamos.
Fazer pagamentos extra de dívida
Esta decisão, se conseguir tomá-la, irá ajudá-lo bastante visto que irá pagar menos juros. O problema é que por vezes não há liquidez suficiente. De qualquer forma, se acha que é capaz de adiantar parte da(s) dívida(s) que tem, faça-o.
Outra solução é reduzir as prestações mensais com a Reorganiza sem qualquer custo, através do crédito habitação, mediação de seguros, e crédito consolidado. Ambas as decisões irão trazer-lhe poupança de maneira rápida e eficaz. Não hesite!
Devolver à comunidade
Por último, não devemos apenas olhar para os números e parao que dá positivo ou negativo. É também importante devolver à comunidade. Pode parecer que não, mas é um movimento financeiro responsável e inteligente porque, assumindo que consegue continuar a ter estabilidade, o bem estar financeiro existe para estarmos felizes. E tornar os outros felizes, torna-nos também felizes.
Reorganiza – As Suas Finanças Em Boas Mãos