Coaching Financeiro – O que é e para que serve?

0
136

Tem alguma situação financeira que queira mudar? Gostava de acabar com algum crédito e não sabe por onde começar? Está preocupado com a sua reforma e quer começar a poupar? Estas e outras respostas podem ser dadas pelo coaching financeiro. Neste artigo mostramos-lhe o que é o coaching financeiro e como pode ajudar a atingir os seus objetivos de vida.

O que é o coaching financeiro?

Entende-se por coaching financeiro um acompanhamento e orientação em matérias financeiras. Este acompanhamento começa com um diagnóstico e conhecimento da situação atual, a perceção dos objetivos e um acompanhamento repetido e frequente. Um dos grandes objetivos é apoiar a pessoa a desenvolver capacidades de gestão de contas, de virtudes e comportamentos para a melhor tomada de decisões financeiras.

Como se desenvolve o coaching financeiro?

Podemos enquadrar o coaching financeiro em várias áreas, desde situações de crédito a ocorrências naturais da sua vida ordinária como gestão do dinheiro ou manter-se fiel ao orçamento predelineado, etc. Em todas estas áreas deveremos ter um acompanhamento por algum perito, que o ajuda a chegar às soluções que pretende e que o prepare para enfrentar as decisões financeiras do quotidiano.

O plano de coaching financeiro da Reorganiza envolve 3 etapas:

  1. Sessão Inicial – Fazemos um diagnóstico da situação financeira, a construção do orçamento familiar, identificação de pontos de melhoria e o levantamento das necessidades e objetivos da pessoa, traçando-se um caminho a seguir;
  2. Apoio na reestruturação financeira – Com o apoio das equipas da Reorganiza é feita a reestruturação financeira da família, a redução de encargos e o início do caminho de poupança e investimento, traçando-se as metas e delineando o caminho;
  3. Sessões de Acompanhamento – Diversas sessões de coaching para garantir uma mudança de hábitos e o atingimento dos objetivos. Estas sessões envolvem ainda o coaching não financeiro, considerando outras facetas da sua vida.

O acompanhamento financeiro deve ser profundo…

Este acompanhamento financeiro não pode ficar-se pela solução ou reestruturação financeira. Para que consigamos atingir os nossos objetivos financeiros temos de mudar hábitos. Mudar crenças. Traçar metas e seguir um caminho rigoroso e com o acompanhamento de profissionais qualificados para o efeito. Isto porque o bem-estar pessoal influencia as nossas finanças assim como as finanças influenciam o bem-estar.

Falamos de motivação e desenvolvimento pessoal no sentido de uma evolução decisiva na área humana e interpessoal. Essas áreas são desenvolvidas no coaching, que por sua vez, também se manifestarão na vida financeira. Por outro lado, o coaching assenta nos bons conselhos financeiros, e esses conselhos, se bem aplicados tornarão a sua vida melhor e mais preenchida.

3 facetas do coaching financeiro

Podemos dizer que o coaching financeiro tem pelo menos 3 facetas:

  1. Necessidade de reabilitação financeira e comportamental para desenvolvermos um padrão de consumo mais responsável, por exemplo;
  2. Aumentar as poupanças ou seguir mais corretamente as suas restrições orçamentais;
  3. Ponderar o investimento futuro de modo a atingir determinado objetivo.

Cada uma destas facetas complementa-se mutuamente e irá resultar numa mudança de hábitos e comportamentos que, em última análise, irão facilitar o atingir dos seus objetivos e contribuir para a sua liberdade.

Como ter um bom acompanhamento?

Se quer mudar de vida ou se simplesmente precisa de ajuda para tomar uma decisão financeira, pode contar com o apoio dos coaches da Reorganiza. Tire as suas dúvidas e atinja os seus objetivos. Para tal, bastará preencher o formulário abaixo e será contactado para perceber como podemos ajudar a atingir os seus objetivos financeiros.

Marque a sua sessão de Coaching

Concordo com os termos e condições e política de privacidade

Ao enviar os seus contactos concorda com os nossos Termos e Condições e Políticas de Privacidade

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPensar na natureza pode ajudar também no bolso
Próximo artigoIntermediação de Crédito – Um Serviço Gratuito!
Luís Cavaleiro Ferreira
O Luís é uma das novas promessas do Grupo Reorganiza. Estudou no Colégio Militar onde desenvolveu o gosto pelo desporto e o seu carácter. Foi depois para a Universidade Católica e ainda passou pelo Seminário de Caparide. Tem um grande gosto por perceber a origem dos problemas e das suas soluções e o seu lado humano dá-lhe uma grande sensibilidade para os problemas das pessoas, que procura solucionar.

Deixe um comentário

avatar
  subscrever  
Notificação de