Com o SPIN e o MBway transferir dinheiro é cada vez mais rápido e fácil. Mas se ambos usam o número de telemóvel para identificar a quem quer enviar dinheiro, o certo é que são serviços distintos. E como a decisão de usar um ou outro é apenas sua, é importante que conheça em detalhe como funcionam e as respetivas vantagens e desvantagens.
SPIN e MBWay têm como identificador o número de telemóvel
Com o SPIN, ao fazer transferências no seu homebanking, já não tem de indicar o IBAN da conta da pessoa a quem quer enviar dinheiro, passa a indicar apenas o respetivo número de telemóvel, o que também já faz quando usa o MBWay.
Mas têm origens e suportes diferentes
De facto, SPIN é um produto regulamentado pelo Banco de Portugal e tem por base a sua conta bancária. E desde dia 16 de setembro é disponibilizado por todos os bancos. Por seu lado o MBWay é um produto de uma entidade privada, a SIBS, e tem por base o seu cartão de débito.
Vantagens do SPIN
É gratuito para a generalidade das transferências
De facto, os bancos não podem cobrar por este serviço. Ou seja, no seu homebanking pode optar por esta forma de transferir dinheiro sem custos adicionais, para além dos atuais.
E a partir de janeiro as transferências imediatas são gratuitas
Hoje quiser que os dinheiro chegue no momento seguinte ao destinatário, tem de fazer uma transferência imediata, o que tem custos. Mas a partir a partir de janeiro de 2025, estas transferências (também incluídas no SPIN) serão gratuitas o que é certamente benéfico para todos.
Abrange contas de particulares e de empresas
Abrange todas as contas, apenas note que se quiser transferir dinheiro para um particular basta indicar o respetivo número de telefone. Mas se quiser transferir para uma empresa tem de inserir o seu Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC).
Não existe limite de número de utilizações
De facto, não, apenas se mantém o limite do montante que pode fazer diariamente no seu homebanking.
Implica uma dupla verificação de segurança
Ao SPIN aplicam-se as regras de dupla verificação de identidade de qualquer transferências.
Vantagens do MBWay
É um serviço amplamente utilizado
De facto, o MBway já entrou no nosso dia a dia, sendo milhões os seus utilizadores, sendo de fácil utilização.
Abrange mais serviços para além das transferências
De facto, o contrário do SPIN; o mBWay inclui outras funcionalidades. Com o MBWay pode, por exemplo, pagar as suas compras e levantar dinheiro no ATM sem cartão
Desvantagens do SPIN
O número do destinatário tem de estar associado à conta
Ou seja, para que possa transferir ou receber dinheiro através do SPIN, o número de telefone tem de ter associado à conta bancária. Ou seja, só pode enviar dinheiro a alguém que tenha um número de telefone associado à conta, e do mesmo modo se quer receber dinheiro por esta via tem de associar o seu telemóvel à sua conta bancária.
Não pode ter o mesmo telemóvel em duas contas
Saiba que pode associar mais de que um número à mesma conta, se por exemplo tiver uma conta com o seu cônjuge, mas não pode ter um mesmo número associado a mais do que uma conta. A razão é simples: se o destinatário tiver o mesmo telemóvel em duas contas, para qual está a enviar o dinheiro?
Desvantagens do MBWay
Existem limites no valor a transferir.
De facto, com o MBWay apenas pode transferir 750€ por operação, num total e 2.500€ por mês
Existe limite de número de utilizações
Apenas pode receber 50 transferências feitas através do MBWay, o que não existe no SPIN.
Não é gratuito
Como recorre a cartão de débito não é gratuito, já que pelo cartão de pagar anuidade.
Há riscos a que tem de ter atenção
Existem algumas burlas com o MBWay, pelo que todos os cuidados no seu uso são poucos.