SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Cuidados a ter ao usar o MBWay

Educação Financeira

Cuidados a ter ao usar o MBWay

3 min Partilhar 16 de Setembro, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only

Ao usar o MBWay, uma aplicação prática e rápida que já entrou no dia a dia de muitos portugueses, deverá ter alguns cuidados para evitar ser vítima de fraudes e burlas.

Ao instalar esta aplicação gratuita no seu telemóvel depois de a associar à sua conta bancária, conseguirá realizar através deste muitas das operações bancárias que faz no dia a dia com o seu cartão bancário. E à semelhança dos cuidados que deve ter ao usar os seus cartões, também aqui deverá assegurar-se que a utiliza em segurança evitando assim ficar sem algum do seu dinheiro.

O que pode fazer com o MBWay

Depois de aderir ao MBWay através do seu telemóvel poderá:

  • Enviar ou receber dinheiro na hora;
  • Dividir as contas com os amigos;
  • Criar cartões virtuais;
  • Fazer pagamentos online;
  • Fazer pagamento nas lojas físicas;
  • Levantar dinheiro num caixa multibanco (veja como aqui)

Cuidados a ter ao usar o MbWay para evitar ser burlado

Apesar de ser uma aplicação segura e de fácil utilização, a verdade é que já deve ter ouvido falar de pessoas que foram burladas ao usar o MBWway ficando sem o seu dinheiro.

De facto, os burlões aproveitam-se do facto de alguns utilizadores não conhecerem a correta utilização da aplicação. Ou porque não têm a aplicação e são levados a instalá-la como forma de facilitar a compra com inserção do telemóvel do burlão, ou porque os convencem a revelar os códigos de segurança como o PIN de acesso ou o código gerado pela aplicação, e com estes dados conseguem aceder à sua conta bancária.

Mas se a burla acontece porque não conhece o funcionamento da aplicação, então a solução é simples, basta saber como funciona o MBWay e sobretudo ter cuidados como tem com os seus cartões.

Assim, para ajudar, deixamos aqui alguns cuidados que deve ter e lembre-se use o MBway apenas se conhecer as funcionalidades. Assim:

Recuse fazer pagamentos com o MBWay se:

  • lhe pedirem para instalar o MBway com um telemóvel que não seja o seu, já que este ficará associado à sua conta bancária permitindo ao burlão movimentar a sua conta
  • lhe pedirem para associar ao seu MBWay um telemóvel que não é o seu
  • numa venda online para além do telemóvel lhe pedirem outro dado qualquer como o código gerado pela aplicação
  • a pessoa lhe der instruções de como fazer a operação
  • lhe pedirem o PIN da aplicação ou o código da operação. Lembre-se este dará acesso à sua conta bancária e por isso recuse.

Não aceite a notificação se:

  • Estiver a vender um produto e receber um pedido de dinheiro. Se está a vender deveria receber o dinheiro e se confirmar a notificação estará a enviar dinheiro. O burlão em vez de usar a opção de “Enviar dinheiro” usou a opção de “Pedir dinheiro”. É uma das burlas mais comuns.

Tenha também atenção se:

  • Receber um email do seu banco a pedir para adicionar um determinado número de telefone à sua conta bancária. É certamente falso. Por isso, informe de imediato o seu banco.
  • Lhe pedirem dados confidenciais ou pessoais por mail ou sms

Se perder o telemóvel cancele o MBWay

Se perder a carteira com os seus cartões irá decerto cancelá-los de imediato. Assim será semelhante:

  • Se perder ou lhe roubarem o seu telemóvel se tiver a app MB WAY instalada noutros dispositivos poderá desativar/remover a conta do dispositivo roubado/ perdido através do Menu Mais –> Definições –> Os meus dispositivos
  • Mas caso não tenha o nosso conselho é que cancele o MB WAY no multibanco ou junto do seu banco.

Como aderir ao MBWay

Primeiro terá de ter a conta bancária num dos bancos aderentes, Depois é só aderir através do seu telemóvel ou do multibanco seguindo as instruções que constam do site do MbWay e que poderá consultar aqui



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro