Certificados de Aforro – Como Diversificar o Risco da Sua Carteira

2
227
poupar

Os investidores particulares devem diversificar os riscos dos seus investimentos se querem ganhar dinheiro sem ter um “ataque cardíaco”. É certo que podemos concentrar os riscos mas a probabilidade de acertarmos é reduzida. Neste artigo vamos falar-lhe dos certificados de aforro como uma forma de diversificar o risco da sua carteira.

 

Os Certificados de Aforro Têm Muito Pouco Risco

Pode estranhar que estejamos a referir que os certificados de aforro têm risco. Sempre lhe disseram que não há risco no investimento em certificados de aforro pois estes produtos são empréstimos das famílias portuguesas ao Estado. Sendo um risco residual é um risco que poderá materializar-se com uma falência do Estado. Em teoria é possível, vejamos o que aconteceu à Islândia por exemplo.

Tendo um reduzido nível de risco e tendo uma taxa de retorno garantida, os certificados de aforro tornam-se num ótimo produto de diversificação da sua carteira. Podemos dizer que os depósitos a prazo também podem diversificar a carteira mas como já por aqui referimos é sempre preferível investir em certificados de aforro (melhor taxa de juro, menos risco, menor montante de investimento mínimo, entre outros).

Os Certificados de Aforro Têm Grande Previsibilidade de Retorno

A taxa de retorno dos certificados de aforro é garantida. É certo que existe uma taxa que pode ser variável de acordo com o crescimento do PIB ou com outros mecanismos de cálculo (válido nas últimas duas séries), mas há sempre um valor mínimo garantido. Assim, sabemos que iremos receber um juro mínimo que capitaliza (é reinvestido) de modo a gerar o recebimento de juros compostos.

Combine os Certificados de Aforro com outros Produtos de Poupança

Por que não combinar os certificados de aforro com PPR, seguros de capitalização ou outros fundos de investimento? Ao fazê-lo irá diversificar riscos e melhorar a relação entre o risco da sua carteira e o retorno que espera obter. Depois, a proporção de produtos com risco e sem risco irá ser determinada pelo seu gosto ou aversão ao risco.

Quer escolher uma conta poupança? Sugerimos que veja as dicas da Reorganiza para escolher uma de entre várias contas poupança. Não recomendamos nenhuma em específico pois não sabemos os seus objetivos e o seu perfil de risco. No entanto, deixamos-lhe as principais ideias para poder tomar a melhor decisão para o seu caso específico.

 

Avalie este artigo

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comentar tópicos
1 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
João Morais Barbosaaurea Autores recentes de comentários
  subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
aurea
Visitante
aurea

Gostei da sugestão,aguardo uma publicação mas especifica

João Morais Barbosa
Admin
João Morais Barbosa

Obrigado Aurea
O que precisa?