7 Comissões de Contas à Ordem a Evitar

Finanças Pessoais

7 Comissões de Contas à Ordem a Evitar

4 min Partilhar 13 de Novembro, 2012

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
poupar dinheiro

Por vezes preocupa-mo-nos de mais com o potencial de rentabilidade do dinheiro que possuímos e não valorizamos todos os elementos que influenciam direta ou indiretamente a manutenção das nossas contas à ordem. Estamos constantemente preocupados em escolher o melhor depósito a prazo, subscrever as melhores obrigações ou até constituir o melhor cabaz de ações, sempre com o objectivo de rentabilizar o nosso dinheiro.

Os bancos sabem disso e por isso criam as melhores soluções possíveis para os seus clientes, mas sempre com o objectivo de diversificar as necessidades bancárias do cliente, pois só assim justifica a rentabilidade por um lado e o encargo pelo outro. Imagine que só possuía uma conta à ordem num determinado banco. Se este lhe cobrar comissão de gestão mensal certamente não irá gostar da ideia. Se ele lhe cobrar comissão de manutenção então vai ficar completamente furioso.

Então porque será que clientes pagam comissões por programas de fidelização e outros afins e justificam tal encargo com os serviços gratuitos que possuem, como por exemplo, transferências gratuitas, cheques gratuitos, entre outros.

seguro automovel

Independentemente das suas necessidades bancárias em matéria de contas à ordem, a recomendação é única, mantenha tudo o mais simples possível se quer ver o seu dinheiro crescer, e claro, esteja atento e evite custos desnecessários, como por exemplo os seguintes:

Comissão de Manutenção de Contas à Ordem

Quem será que ainda paga este tipo de comissão nas suas contas à ordem? Incrível é saber que os bancos ganham milhões com esta comissão e que ela tem uma regularidade incrível, como por exemplo, mensal, trimestral ou semestral. A oferta bancária em matéria de contas à ordem hoje permite isentar este encargo na maioria das contas, como por exemplo, nas contas ordenado, contas reformado, contas jovem e até em contas à ordem normais desde que domiciliados na banca online, como por exemplo, o banco Best ou banco BIG. Se por ventura não reúne nenhuma das condições supra, abra conta online ou procure uma forma de cumprir com as exigências dos bancos em matéria de isenção.

Comissão de Gestão

Ora bem, se numas contas existe comissão de manutenção, em outras existe comissão de gestão. É um forma mais suave de chamar o mesmo nome à mesma comissão, embora o objectivo seja o mesmo, tirar-lhe dinheiro do bolso. A comissão de gestão até então comum nos produtos de investimento agora também começa a ser comum nas contas à ordem e encontra justificação no serviço associado à conta. A ideia é uns poucos euros todos os meses porque custa menos do que um largos euros todos os trimestres.

Comissão de Pagamento a Descoberto Não Autorizado

Este tipo de comissão tem sido muito favorável para os bancos, pois estes sabem que num universos de milhares de clientes haverá sempre clientes que não possuem as suas contas devidamente provisionadas na data de pagamento das despesas mais comuns do dia à dia, como por exemplo, pagamento de água, luz, gás, serviço internet e televisão, cobranças, entre outros. Um deslize pode significar 5 euros de comissão pelo pagamento de uma cobrança apenas. Se existirem mais do que uma cobrança, será uma comissão por cada cobrança.

Mesmo que o banco decida não pagar a descoberto ele pode sempre efetuar a devolução que vai originar a comissão de devolução. Como pode ver eles ganham sempre e quem perde é o cliente. Por isso não deixe a sua conta sem dinheiro por lapso e se pretende evitar tudo isto, opte pelo pagamento no multibanco das suas contas, tal qual fazia antes de aderir ao pagamento por débito em conta.

Comissão de Descoberto Não Autorizado

Exato, conta a negativo sem autorização do banco tem direito a comissão de descoberto que em muitos casos ultrapassa os 15 euros. Regra geral, se a sua conta ficar um determinado período de tempo a negativo sem autorização, os bancos cobram-se por essa utilização indevida. Se na comissão anterior não podia se esquecer de possuir dinheiro na conta para pagar os seus débitos nesta comissão não pode demorar muito a regularizar o seu descoberto, caso contrário irá pagar bem pelo sucedido.

Comissão de Levantamento ao Balcão

Isto é um convite à adesão a cartões de débito e cartões de crédito. Pois se não movimentar a conta dessa forma poderá pagar mais de 2 euros por levantar o seu dinheiro. Esteja atento. Apesar de existirem imensos bancos que não cobram este tipo de comissão muitos outros existem que nem avisam os seus clientes e, no momento da operação, já está mais uma comissão por levantar o seu dinheiro.

Comissão de Alterações

Titulares, tipo de conta, movimentação da conta, tudo o que pode alterar as condições previamente definidas pode ser pretexto para lhe cobrar uns euros. São poucos os bancos que possuem este tipo de comissão, mas já foram bem menos. Se pesquisar atentamente os preçários de cada um dos bancos a operar irá certamente encontrar este tipo de comissão com diversos nomes. Aqui penso, um cliente não pode ter alterações ao longo da sua vida, pois senão vai pagar por isso, ponto final. Por outro lado, mais vale abrir conta sozinho, mesmo com todas as condicionantes existentes em termos de movimentação, facto que pode ser facilmente ultrapassado com uma procuração.

Está Impressionado, Não vá Encerrar a Conta

Há pois é, existe mesmo bancos que penalizam seus clientes por encerrar a conta, cobrando a comissão de encerramento de conta. Neste caso o melhor é deixar a conta a zero e esperar que ela encerre automaticamente. Mas mesmo assim, já não é aconselhável em alguns bancos, pois eles cobram comissões mesmo que a conta não tenha dinheiro e colocam a conta a negativo e o ciclo renova-se, pagamento a descoberto, comissão de descoberto, juros devedores, etc…

Concluindo

Deve estar a pensar que não existe qualquer incentivo em abrir um conta à ordem, mas engana-se, existem diversos incentivos e mesmo com as comissões todas que podem incidir sobre a conta, todas elas são ultrapassáveis e provavelmente nunca as irá suportar. Escolha o melhor banco para esse efeito e antes de abrir uma conta à ordem nova informa-se sobre as condições, exigindo a Ficha de Informação Normalizada e as condições gerais da conta. De igual modo, informe-se sobre o encerramento da conta à ordem antiga caso possua, não se sabe o que poderá acontecer.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros