O Banco BPI é um dos principais parceiros da Reorganiza por um conjunto de fatores que falaremos já de seguida. Neste artigo, apresentamos a oferta de crédito habitação do Banco BPI e mostramos como pode ser uma alternativa para financiar a compra da sua casa. Muito nos orgulhamos de apresentar estas propostas aos nossos clientes e mostramos de seguida os motivos.
Em que consiste o crédito habitação BPI?
O Crédito Habitação é um empréstimo que permite comprar um bem imóvel, usando esse mesmo bem imóvel como uma (boa) garantia do cumprimento do empréstimo. No caso concreto do crédito habitação BPI, é possível financiar:
- Habitação Própria e Permanente;
- Habitação Secundária;
- Investimento Imobiliário, como por exemplo a compra para arrendamento;
- Crédito para obras;
- Crédito para construção, com financiamento de parte do terreno
- Entre outras alternativas.
Qual o prazo e os montantes disponíveis?
Não existe propriamente um montante máximo de financiamento, sendo o financiamento dependente do valor do imóvel e das condições financeiras dos clientes. Se o cliente puder dar boas garantias e se tiver bons rendimentos, será possível obter um financiamento, e quanto melhores as garantias melhores as condições do empréstimo. Assim, caso esteja a procura de um financiamento, sugerimos que consulte qual o montante máximo de crédito habitação que pode ter e que esclareça as suas dúvidas com um dos nossos consultores.
Já quando falamos de prazos, o Banco BPI cumpre com as recomendações do Banco de Portugal. Logo, é possível obter crédito habitação com prazos que podem chegar aos 40 anos, dependendo da idade dos clientes. No entanto, a prudência diz-nos que devemos procurar ter um prazo mais reduzido, de modo a garantir que não pagamos o crédito ao longo de toda a vida.
Posso transferir o meu crédito habitação para o Banco BPI?
A resposta é simples. Sim, é possível transferir o seu crédito atual para o Banco BPI. A vantagem é que pode ter acesso a condições de financiamento mais vantajosas e o Banco suporta (quase) todos os custos associados. Dito isto, terá de avaliar todos os custos associados ao novo contrato de crédito para perceber as vantagens e desvantagens da mudança (aqui o seu consultor Reorganiza pode ser uma ajuda preciosa). Sugerimos sempre que avalia os custos com a taxa de juro, que pode ser fixa, variável ou mista, os custos com seguros de vida e outras soluções de cross-selling.
Qual a entrada que preciso de dar?
Os Bancos não costumam aceitar financiar a compra de uma casa a 100%, pois nesse caso o risco é muito mais elevado. O Banco BPI não é diferente. Por norma, será possível financiar entre 85% e 90% do valor da avaliação do imóvel ou da escritura, dos dois o mais baixo. Estes são os limites no caso da sua habitação própria e permanente. Se estivermos a falar de crédito para investimento (por exemplo, para arrendamento) ou para segundas habitações, o montante máximo poderá ser menor.
Porque gostamos das soluções de crédito habitação do BPI?
Como referimos no início, a Reorganiza é um importante parceiro de crédito habitação junto do BPI. Gostamos desta oferta por um conjunto de fatores:
- Oferta muito competitiva em termos de custos para o cliente, sendo que focamos a nossa análise no custo total da operação, nomeadamente taxa de juro, seguros e outros produtos de venda associada;
- Possibilidade de aprovação com as melhores condições e o seguro de vida crédito noutra instituição;
- Avaliação de risco criteriosa mas com critérios adequados à realidade do mercado;
- Nível de serviço muito bom, sendo possível muitas vezes obter propostas firmes dentro de poucas horas;
- Solidez financeira e credibilidade da instituição;
- Oferta de outros produtos e serviços com valor acrescentado, sendo que destacamos as soluções de poupança e de investimento.
Taxa fixa ou taxa variável?
O Banco BPI tem uma oferta competitiva quer no que toca ao crédito taxa fixa como ao crédito a taxa indexada à EURIBOR. Atualmente, a taxa mista acaba por ser mais competitiva do que a taxa indexada. Aliás, contratar um crédito habitação a taxa mista no BPI nos dias que correm é como que estar a ter um crédito com spread negativo, sendo que tal permite uma poupança muito significativa na sua prestação mensal.
Como pode poupar dinheiro com o crédito habitação BPI?
É possível poupar dinheiro transferindo o seu crédito para o Banco BPI ou mesmo fazendo um crédito habitação novo já no próprio BPI. Como referimos, gostamos das soluções do Banco BPI e procuramos ajudar os nossos clientes a poupar muito dinheiro em parceria com o Banco. Não significa que no seu caso concreto o Banco tenha a melhor proposta, pelo que os nossos consultores analisam cada caso em específico e negoceiam com vários bancos para garantir que tem a melhor solução para o seu caso.
Como simular o seu crédito habitação BPI?
Na Reorganiza não costumamos apresentar apenas simulações de crédito mas antes ter propostas vinculativas. É possível obter simulações de forma simples e descomprometida, mas nesse caso não à uma garantia de ter as condições expressas. Assim, procure sempre obter uma pré-aprovação do seu caso que ficará apenas dependente da avaliação do imóvel. E, mais uma vez, olhe para todos os custos e não apenas para o spread ou para a taxa de juro. Muitas vezes, o barato sai caro.