Como Definir Objetivos Financeiros

Finanças Pessoais Orçamento Familiar

Como Definir Objetivos Financeiros

2 min Partilhar 25 de Janeiro, 2016

Search
Generic filters
Exact matches only
Objetivos Financeiros

Precisa de cortar despesas? Quer poupar dinheiro para algum objetivo? Quer simplesmente ter controlo das suas finanças pessoais? Para melhorar a sua vida financeira deverá ter a capacidade de definir objetivos. Neste artigo vamos ajudá-lo a definir objetivos, passo essencial para os atingir.

Objetivos Possíveis

Todos os objetivos têm de ser possíveis de serem atingidos. Por outras palavras, os objetivos têm de ser realistas. De nada vale ter um objetivo de poupar €500 por mês se o meu salário for de €700. Este objetivo será apenas possível para pessoas sem custos fixos (por exemplo que vivam em casa dos pais). Assim, se tiver definido um objetivo assim tão exigente saiba que o deve reduzir, para aumentar a sua motivação e a probabilidade de sucesso.

Objetivos Práticos

Os objetivos que definir devem estar enquadrados com o seu estilo de vida. Deve ser algo natural poder “correr atrás” destes objetivos. Para pouparmos de forma prática devemos olhar para os nossos hábitos de consumo e de despesa, conhecer as nossas despesas e perceber quais são aquelas que podemos cortar sem alterar a nossa vida de um dia para o outro. Por exemplo, se precisar do carro para poupar 3 horas por dia em transportes públicos, pode não fazer muito sentido definir para si que vai acabar com as despesas em combustível.

Os Objetivos Devem ser Progressivos.

Não acredito que as pessoas possam mudar de forma instantânea e por decreto. No campo das poupanças, deveremos procurar ir atingindo objetivos cada vez mais exigentes, mas começar no pouco. Se fizermos a ponte para o exercício físico, se quisermos correr a maratona devemos primeiro treinar distancias mais curtas e ir aumentando a intensidade e duração dos treinos.

Aplicando para as suas finanças pessoais, deverá começar a poupar dinheiro tendo em conta montantes mais reduzidos (mas exigentes e realistas) e à medida que se for adaptando a viver com menos rendimento disponível poderá ir aumentando o objetivo de poupança. Aliás, a dada altura os cortes entram tanto nas nossas rotinas que deixamos de dar conta que cortámos as despesas e que estamos a poupar de forma automática.

Quer Dicas para Poupar Dinheiro?

Se quer começar a poupar dinheiro e não sabe por onde começar, sugerimos que veja 3 grandes dicas de poupança da Reorganiza e outros truques que podem marcar toda a diferença na sua vida financeira. Poupar está ao alcance de todos e não apenas de alguns.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro