Como Escolher um Seguro de Saúde

1
293
Seguro de Saúde

Quer escolher um seguro de saúde e não sabe como fazer a escolha? Veja aqui algumas ideias e dicas para perceber como fazer a melhor escolha

Defina a Modalidade

As diversas modalidades existentes nos Seguros de Saúde, são:

  • Reembolso;
  • Assistência;
  • Mistas.

Reembolso

Relativamente à modalidade de Reembolso, entende-se que os segurados/clientes podem escolher qual o médico ou serviços médicos que pretendem usufruir, ficando a cargo do cliente o pagamento total do serviço e posteriormente deverá remeter o comprovativo de pagamento para a seguradora que irá reembolsar o cliente de uma importância que varia entre os 80% e 90%.

Assistência

A modalidade de Assistência a opção do cliente por serviços médicos deverá estar confinada a uma rede de serviços médicos que a própria seguradora disponibiliza. Nestes casos, o cliente beneficia do serviço e paga apenas um co-pagamento no acto, ficando o restante do serviço médico a cargo da seguradora.

Mistos

A opção de Mistos pretende agregar um pouco de cada uma das modalidades anteriores, na medida em que, a seguradora fornece ao cliente uma rede de serviços médicos mas também possibilita ao cliente escolher onde deseja usufruir de serviços médicos.

Tendo por base estas três modalidade de Seguro de Saúde, podemos constatar que a primeira opção permite ao cliente usufruir de maior liberdade para escolher os serviços médicos consoante as suas preferências. No entanto a segunda modalidade, possui a desvantagem do cliente ter que limitar as suas preferências a uma rede pré-existente.

Já a terceira modalidade, possui comparticipações fora da rede inferiores à modalidade de reembolso.

Avalie as Coberturas Básicas

As seguradoras evoluíram no sentido de personalizar o seguro de saúde às necessidades dos clientes, possibilitando, ao cliente, a escolha pelas coberturas que melhor o satisfazem. São duas as coberturas básicas do Seguro de Saúde:

  • Internamento (obrigatória para todos os seguros de saúde);
  • Ambulatório (referente às consultas médicas).

Defina as Suas Prioridades

Convêm ter presente, que o Seguro de Saúde funciona um pouco como um Seguro Automóvel, na medida em que, apenas as coberturas contratadas estão abrangidas pela apólice de seguro.

Exemplificando, caso um vidro da sua viatura tenha um contratempo a sua apólice de seguro automóvel só cobrirá os custos caso possua a cobertura de quebra de vidros na sua apólice. De igual modo, num seguro de saúde, uma grávida só beneficiará da cobertura de parto caso a possua na sua apólice de seguro.

Tendo presente o enigma das coberturas está claro, à semelhança do seguro Automóvel, que quanto mais coberturas um cliente contratar maior será o que terá de pagar pelo seguro. Assim, estipule prioridades e objectivos, isto é, o que pretende usufruir com o seu seguro de saúde e apenas contrate as coberturas que vão ao encontro das suas necessidades.

Cuidado com Exclusões e Períodos de Carência

Por período de carência entende-se pelo período durante o qual o segurado não pode beneficiar da cobertura contratada. Geralmente, os períodos situam-se entre os 30 e 180 dias, sendo que algumas seguradoras, possuem períodos de carência para determinadas coberturas superiores a 1 ano.

De igual modo existem tratamentos e doenças que estão excluídos por natureza, nomeadamente, doenças pré-existentes, ou em alguns seguros, tratamentos de psiquiatria. Assim sendo, o cliente deverá solicitar antecipadamente pelas condições gerais e especiais da apólice de seguro de saúde e ler com muita atenção.

Seja Rigoroso no Questionário Médico

No questionário clínico fica uma pequena introdução do saúde do cliente, logo, não deverá esconder nada. Reforçamos que deve identificar todas as doenças que já teve, responder com total honestidade e rigor.

A razão é simples, caso a seguradora apure que o problema de saúde já tinha sido diagnosticado antes da contratação do seguro pode não pagar os tratamentos, como também, se houver prova que houve uma omissão deliberada por parte do cliente, a seguradora pode mesmo cancelar o seguro e ficar com o prémio que já tinha sido pago.

30 Dias para Denunciar o Seguro

Este período deve ser tomado em consideração para o cliente analisar com atenção e tirar todas as dúvidas sobre as coberturas que contratou. Assim sendo, o clientes dispõem de um período de 30 dias para o analisarem, podendo invocar durante esse período o direito de renúncia e a seguradora terá de cancelar a apólice e devolver o dinheiro.

 

Avalie este artigo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

*

code