Como Pagar o Crédito Habitação mais Cedo – Parte 3

Crédito

Como Pagar o Crédito Habitação mais Cedo – Parte 3

2 min Partilhar 24 de Outubro, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
crédito habitação

Retomando a nossa série sobre Como Pagar o Crédito Habitação Mais Cedo, hoje vamos abordar o método mais comum de amortização antecipada de crédito habitação, as amortizações anuais. Muitos são os especialistas que aconselham a este tipo de amortização antecipada, não só porque permite baixar consideravelmente a sua prestação como também permite pagar o crédito mais cedo.

Conforme já tínhamos referido no artigo anterior, regra geral, sempre que efectua uma amortização antecipada do seu crédito habitação irá verificar uma pequena redução da sua prestação mensal, mas não verificará uma redução do prazo do seu empréstimo.

Assim sendo, temos que considerar que uma amortização anual irá alterar o valor da prestação mensal e representar uma poupança em termos de juros, mas tal poupança será mais significativa quanto menor for o prazo e caso a prestação mensal mantenha os valores iniciais. Vejamos o seguinte exemplo:

Com Atualização do Prazo

Como Pagar Crédito Habitação mais Cedo

Sem Actualização do Prazo

Como Pagar Crédito Habitação mais Cedo

Considerações

Como podem verificar os níveis de poupança tanto a nível de juros com a nível de prazo são superiores na estratégia de actualização do prazo. Assim sendo, se valoriza a poupança o caminho é a actualização de capital aquando da amortização antecipada.

Com a publicação do Decreto-Lei n.º 171/2008 de 26 de Agosto os bancos não podem cobrar quaisquer custos com a renegociação do seu crédito habitação. Assim sendo, o único custo que terá de suportar é no máximo 0,5% caso o seu crédito seja taxa variável ou 2% se for taxa fixa.

Mais Artigos Desta Série



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros