Como Pagar o Crédito Habitação mais Cedo – Parte 2

Crédito

Como Pagar o Crédito Habitação mais Cedo – Parte 2

3 min Partilhar 16 de Outubro, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
simulador de crédito habitação

Vamos então dar inicio aos artigos sobre Como Pagar Crédito Habitação mais Cedo e hoje vamos analisar o impacto de pequenas entregas mensais. Não existe dificuldade em perceber que pequenas amortizações de capital todos os meses permite que obtenha uma poupança considerável em matéria de juros ao longo de todo o prazo do crédito.

De igual modo é necessário entender que este tipo de amortização não é assim tão flexível e, regra geral, não é fácil de efectuar, pois para os bancos, aceitar amortizações mensais e assegurar o mesmo valor da prestação mensal, significa efectuar alterações ao contrato inicial e ainda possuir um sistema informático capaz de actualizar o prazo em função do novo capital e da prestação.

Basicamente, esta estratégia só possui grande impacto caso fosse possível fixar o valor da prestação que está a pagar, isto é, se paga 400 euros de prestação e amortiza durante 12 meses 100 euros mensais ao capital o resultado seria pagar uma prestação inferior a 400 euros, no entanto, o seu desejo é manter os 400 euros de prestação.

Todavia, este artigo irá contribuir para o conhecimento geral de todos nós e ainda irá facultar informação pertinente para determinar estratégias de amortização do seu crédito habitação.

A Maior Poupança

Caso fosse possível pagar sempre a mesma prestação e amortizar mensalmente, sendo que, a única variável que sofria actualização fosse o prazo, teríamos a seguinte situação.

Pagar Crédito Habitação Mais Cedo

Esta é sem dúvida a estratégia de amortização antecipada que maior poupança traz ao consumidor. Pequenas contribuições mensais representam milhares de euros mensais em poupança.

Este tipo de estratégia não será de fácil concretização junto dos bancos, mas reúne informação pertinente e incentivo à poupança. Poupar 50 a 100 por mês para posteriormente amortizar o crédito habitação, significa poupar centenas de euros.

O Mais Comum

Como na generalidade dos crédito habitação a actualização do valor da prestação em função do capital em divida é o mais provável de acontecer. Este acontecimento permite-nos determinar a seguinte tabela:

Pagar Crédito Habitação Mais Cedo

Esta estratégia de investimento é possível de concretizar com alguma facilidade desde que antecipadamente manifeste essa intenção (7 dias de antecedência para cada amortização). Todavia, deverá consultar o seu  banco e apurar se existe possibilidade de amortizar qualquer montante ou se existe mínimos.

Este tipo de situação permite poupar bastante dinheiro ao longo de todo o período do crédito, no entanto, não permite reduzir o número de anos do crédito e livrar-se da divida o quanto antes. Para se livrar do crédito terá que solicitar ao banco uma actualização do prazo em função da prestação que pretende manter.

Comparando Alternativas

Apesar da solução de maior poupança estar fora do nosso alcance ela permite-nos concluir que é possível pagar o crédito habitação mais cedo e poupar muito dinheiro com os juros. A segunda hipótese é mais comum de acontecer e deverá ser aplicada com todo o rigor, isto é,  comunicar com 7 dias de antecedência de cada amortização e ainda, pelo menos uma vez por ano, actualizar o prazo por forma a manter a prestação original.

Esta estratégia também poderá ser usada para criar um fundo para o crédito habitação que poderá ser utilizado para pontualmente amortizar o seu crédito e, aquando da amortização, solicite uma actualização do prazo por forma a manter a prestação que até então tem vindo a suportar. É possível reduzir as suas prestações e melhorar a sua qualidade de vida. Basta seguir algumas das nossas regras simples.

SIMULE AQUI A PRESTAÇÃO DO SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro