Como Renegociar Créditos

Crédito

Como Renegociar Créditos

3 min Partilhar 18 de Abril, 2013

Search
Generic filters
Exact matches only
Investimento Imobiliário

As dificuldades financeiras que o país atravessa vieram colocar em causa a saúde financeira das famílias portuguesas. O aumento do incumprimento dos contratos veio forçar as famílias à renegociação de créditos como uma forma de poupar todos os meses e conseguir fazer face às prestações dos seus créditos.

Existem diversos mecanismos para renegociar os seus créditos, sendo os mais populares, o alargamento do prazo, a carência de capital ou até a consolidação de créditos. O importante é reconhecer que os objectivos com a renegociação de créditos serão sempre, ou a redução do custo global do mesmo através de uma redução dos juros ou o se impacto mensal no orçamento familiar.pme crescimento

Independentemente do objectivo que poderá fazer sentido na sua vida financeira é fundamental verificar alguns passos simples.

Porque Faz Sentido Renegociar Créditos

Apesar de poder ter os seus créditos todos em dia pode fazer sentido fazer uma análise às várias características dos mesmos uma vez que pode ser possível reduzir prestações e trazer alguma folga financeira ao seu orçamento familiar.

Imagine que possui um crédito ao consumo que o seu peso nem é significativo no seu orçamento mensal. No entanto, a taxa de juro do crédito é substancialmente superior à média do mercado, poderá fazer sentido consultar o seu banco sobre uma potencial descida da mesma.

Renegociar Os Créditos É Uma Boa Solução Para Dificuldades Financeiras

Do mesmo modo, se antecipa dificuldades financeiras na sua vida a renegociação de créditos pode fazer sentido se pretende manter os níveis de cumprimento que até então tem vindo a registar. Esta antecipação poderá trazer inúmeras vantagens e uma das mais significativas é a manutenção do bom nome em matéria de crédito.

É certo que é completamente diferente a renegociação de créditos para um cliente que possui todo o seu histórico e crédito positivo (em cumprimento) de um cliente que regista incumprimento ou incidentes nesta matéria.

Uma forma de antecipar as suas dificuldades financeiras é avaliar qual será a sua taxa de esforço futura. Por exemplo se sabe que vai ocorrer uma diminuição do seu rendimento ou que algum acontecimento na sua vida tenha aumentando as suas responsabilidades a nível de despesas, é fundamental verificar que ainda possui uma taxa de esforço adequada.

Aconselha-se uma taxa de esforço na ordem dos 30 a 45% nas despesas fixas obrigatórias é o recomendável e qualquer valor  acima deste intervalo revela potencial futuro de incumprimento. Abordar o seu banco com este indicador poderá fazer sentido na renegociação dos seus créditos.

Tenha Uma Solução para Renegociar os Créditos

Os bancos gostam de ser eles a analisar uma eventual renegociação dos créditos de um determinado cliente. No entanto, não deixe a negociação só do lado do banco. Se apresentar ao banco a solução que considera mais vantajosa para o seu caso, essa solução irá certamente influenciar a proposta que o banco lhe apresentará.

Assim, apresente uma carta ao seu banco expondo todos os motivos porque necessita de renegociar os créditos e demonstre como irá conseguir cumprir com as suas responsabilidades. Um mapa do seu orçamento mensal identificando as despesas e os rendimentos bem como os créditos que possui pode ser um bom exemplo do estudo do impacto da eventual renegociação de créditos.

financas pessoais

Peça “Descontos” na Negociação

Quando a divida já está feita e os interesses das partes colidem nada melhor que pedir por descontos à proposta apresentada pelo banco ou à solução que lhe indicarem. O seu interesse é cumprir com as suas responsabilidades ou não fosse essa a razão pela qual se dirige aos seu credores propondo a renegociação de créditos e o interesse dos bancos é que você cumpra com as suas responsabilidades.

Assim sendo, está tudo a seu favor, você quer pagar e o banco quer receber, logo há margem para renegociação das condições apresentadas. Como pode verificar de forma simples é possível renegociar os seus créditos com vista à poupança em matéria de juros ou à diminuição do peso mensal dos créditos.

A Reorganiza Faz a Negociação de Créditos por Si

A Reorganiza é especialista na negociação de créditos. Diz-nos a experiência que é possível reduzir prestações em média em mais de 30%. Pode ser um processo burocrático e demorado mas não sendo imediato o seu impacto na sua vida financeira é expressivo. Imaginemos o que será viver com mais €200 ou €400 todos os meses… Marque a sua consulta de diagnóstico e veja como pode começar já a poupar.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro