Como rentabilizar o dinheiro que vai poupando é certamente uma das suas preocupações. Ter o dinheiro na conta à ordem, numa altura em que a inflação é uma realidade, significa estar a perder dinheiro todos os dias.
Mas como garantir que o seu dinheiro não está a perder valor? Ou seja, como rentabilizar o seu dinheiro por forma a não perder o que tanto lhe custou a poupar? A única maneira será investir, ou dito de outra maneira, aplicar o seu dinheiro em produtos financeiros (e não só) cuja rentabilidade seja superior à inflação.
Onde rentabilizar o dinheiro depende da finalidade da sua poupança e do seu perfil de risco
Se a sua poupança se destina ao seu fundo de emergência então certamente deve aplicá-la em produtos com maior liquidez por forma a poder dispor rapidamente do seu dinheiro quando dele precisar. Mas se tem como finalidade obter um complemento para a sua reforma então a liquidez imediata não é um problema. Ou seja, onde rentabilizar depende da finalidade da sua poupança.
Mas também depende do seu perfil de risco, ou seja, do risco que está disposto a correr com o seu dinheiro. Dito de outra maneira, se prefere a garantia de manter o capital investido a troco de uma rentabilidade mais baixa, ou se não se importa de arriscar o capital e ter uma maior rentabilidade.
Adeque o seu investimento ao seu perfil de risco
Se tem um perfil conservador
Quer garantir o seu capital, mesmo com rendimento menor, e poder dispor dele a qualquer momento (ou com prazo de imobilização inicial curto).
Considere aplicar as suas poupanças em depósitos a prazo mobilizáveis, Certificados de Aforro ou Certificados do Tesouro. Mas atenção à taxa de juro, para o seu dinheiro não perder valor a taxa deverá ser superior à inflação.
Se tem um perfil moderado
Não quer perder o dinheiro que aplicar, mas está disposto a ter uma menor liquidez tendo como contrapartida uma maior rentabilidade, não se importando de investir em produtos de maior prazo (digamos de 3 a 5 anos).
Se for o seu caso, considere aplicar as suas poupanças em depósitos a prazo não mobilizáveis ou seguros de capitalização. Note que estes últimos têm vantagens fiscais se os mantiver até ao final do prazo.
No caso da sua poupança se destinar à reforma considere investir em Planos de Poupança Reforma.
Investir no imobiliário para rentabilizar o seu dinheiro
Nos últimos anos temos assistido a uma valorização constante das casas pelo que investir no imobiliário pode ser uma boa aposta. Irá conseguir obter um rendimento mensal se arrendar o imóvel. Na venda também pode ter ganhos apesar de poder ter de pagar mais valias. Mas claro é um investimento de mais longo prazo e sem muita liquidez. Mas que lhe pode propiciar uma rentabilidade superior à inflação.
Se tem um perfil dinâmico
Não se importa de perder parte do dinheiro que aplicar se existir a possibilidade de obter uma rentabilidade elevada.
Considere investir em produtos financeiros de maior risco como os fundos de investimento. Mas note que os fundos diferem no risco inerente, pelo que poderá optar por fundos mais ou menos arriscados.