Dicas para comprar na internet de forma mais responsável

Finanças Pessoais

Dicas para comprar na internet de forma mais responsável

2 min Partilhar 20 de Maio, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
compras pela internet

O comércio eletrônico cresceu consideravelmente em Portugal durante a pandemia. Ainda assim, o país ocupa apenas a 40° posição no ranking de nações mais adeptas das compras virtuais. Uma das principais razões é o receio que muitos portugueses ainda têm de realizar alguma transação pela internet. Mas, se faz parte do grupo que tem o hábito de usar o e-commerce, é preciso ficar atento para que as compras não prejudiquem o seu orçamento. Veja algumas maneiras de ser mais responsável com o seu dinheiro na internet.

Analise os preços antes de fechar a compra

A compra por impulso pode ser extremamente prejudicial ao seu orçamento familiar. Mas, esse hábito torna-se muito mais comum com as propagandas direcionadas. Victor Oliveira, consultor de investimentos do site ReviewBox, comentou sobre os perigos em sua coluna: “Tudo o que fazemos na internet gera informações para as empresas, que utilizam os dados para mostrar exatamente os produtos que desejamos. Muitas vezes, nem sabemos que tal produto existe. Essa forma de publicidade é feita para ganhar com as compras impulsivas, por isso esse é o maior perigo do e-commerce para as finanças pessoais”.

Então, se viu algum produto que gostou muito, pense duas vezes antes de comprá-lo. Caso perceba que tem esta necessidade e o produto cabe no seu orçamento, evite fechar a transação na primeira página que vir. Existem várias formas de pesquisar e encontrar preços mais baratos. Além disso, também existem sites que mostram o histórico de preços, permitindo que descubra se há alguma hipótese de diminuição no valor, o que gera uma ótima economia.

Verifique as avaliações da loja

Comprar em sites inseguros é uma das maiores irresponsabilidades com o próprio dinheiro, e isso também está relacionado com o impulso de consumo. Se viu um produto com um ótimo preço numa loja desconhecida, a primeira coisa a fazer é desconfiar e pesquisar a reputação da empresa na internet. Caso seja uma loja falsa, criada para aplicação de golpes, você descobrirá facilmente vendo as avaliações de outros usuários.

Mas, se a empresa não tem nenhuma avaliação, o melhor é evitar a compra. Isso porque o site pode ser uma página muito nova, criada recentemente para enganar clientes. Também é bom desconfiar quando a loja tem muitas avaliações feitas na mesma data e com textos parecidos, já que os comentários podem ser programados.

Cuidado com as pequenas compras

As compras pela internet não são apenas aquelas de grande valor. Os produtos pequenos que pedimos no dia-a-dia, como as refeições, também têm um grande impacto no orçamento. Mas, por conta dos preços menores, é fácil perder o controlo. Então, anote todos os seus pequenos pedidos pela internet e analise o quanto de seu orçamento está sendo direcionado para este tipo de produto. Se perceber que está sendo prejudicado, planeie melhor para evitar essas compras e economizar.

Prefira formas de pagamento a dinheiro

As compras virtuais estimulam os pagamentos instantâneos no cartão de crédito. No entanto, comprar agora para pagar daqui um mês não é nada responsável financeiramente. Afinal, pode ocorrer algum imprevisto durante o período. Então, dê preferência aos métodos de pagamento à vista, mesmo que isso faça com que o produto demore mais a chegar. No caso das compras internacionais, em que o cartão é necessário, fique atento às taxas, pois existem cartões que são melhores para pagamentos no estrangeiro.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro