Dietas de Verão

0
218
Dietas de Verão

O verão costuma ser tempo de maior preocupação com a aparência. Muitos portugueses já começaram a fazer dietas há uns meses, para agora se apresentarem em grande forma, ou pelo menos apresentáveis.

Prepare O Verão

Também na vida financeira devemos ter o tempo de verão bem acautelado. Regra geral, este é um tempo de gastos extraordinários e cuja descontração nos leva a compras por impulso e sem grande discernimento. Parece que em tempo de trabalho damos maior atenção aos temas financeiros.

Na vida financeira não podemos “tirar férias”. É curioso constatar que todos os anos, em setembro, aumentam os pedidos de crédito. O que aconselhamos é que procure uma gestão do seu orçamento familiar ajustado ao tempo de férias. Caso contrário, estará a viver o verão a empurrar os problemas com a barriga para a frente.

Defina Limites De Despesas Diários

Uma dica inicial passa por estipular um limite diário de gastos. Desta forma, evitará surpresas em setembro. Também é importante que “jogue” na antecipação e que tenha presente que nas zonas de maior turismo há inflação dos preços. Ou seja, se sabe que vai estar na praia não espere por chegar lá para comprar os brinquedos para as crianças. Por último, deixamos o conselho para ser ponderado na satisfação dos pedidos insistentes dos filhos. Os comerciantes sabem como criar a necessidade de consumo e muitas vezes comunicam para o público infantil, pois estes têm uma capacidade de influência muito grande sobre os pais. Seja coerente com o que quer transmitir aos seus filhos.

Não ceda à tentação de dizer que “sim” só porque já é cansativo ouvi-lo mais vezes a pedir para ter isto ou aquilo. A educação financeira é exigente e é de pequeno que se assimilam valores essenciais como saber quais as nossas reais possibilidades de consumo.

Fuja Do Cartão De Crédito

A tentação de usar o cartão de crédito com a desculpa de que depois o iremos liquidar na totalidade… é bem real. As instituições financeiras sabem bem disso, pelo que acabam por criar muitas “facilidades” que depois se tornam pesadelos financeiros. Se abusou do cartão de crédito… saiba que há alternativas muito eficientes para resolver o problema pela raiz. Em Setembro, com o regresso às aulas pode precisar de gastar mais dinheiro, entrando numa espiral de endividamento que tem de ser acautelada.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que são Recibos Verdes?
Próximo artigoConhece todas as suas despesas?
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

*

code