O que Sabe sobre o Seu Dinheiro?

Poupar Dinheiro

O que Sabe sobre o Seu Dinheiro?

2 min Partilhar 8 de Novembro, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
cortar custos

Hoje é o dia para nos sensibilizarmos sobre o impacto de uma comissão de manutenção no nosso orçamento mensal e vou começar já com a seguinte pergunta

O que Sabe Sobre o Seu Dinheiro?

À primeira impressão parece-lhe uma pergunta generalista, mas não o é. Verá rapidamente onde se pretende chegar.

Exemplo

Na minha actividade enquanto bancário, tenho a oportunidade de constatar que existem muitos clientes que não se incomodam com a cobrança de 5 a 15 euros de  comissão de manutenção todos os trimestres.

O que costumo ouvir é “Tudo bem…” ou “Não importa…”. Até compreendo que o cliente esteja satisfeito com o serviço e a cobrança de 15 euros seja insignificante, mas não fazer nada para evitar parece-me demais e um completo desinteresse pelo dinheiro.

Ainda por cima a generalidade dos clientes que não se importam com a cobrança da comissão são clientes que se preocupam com a taxa de juro das suas pequenas poupanças e que se preocupam em poupar para conseguir amealhar algum dinheiro no fim do ano.

Será que Falta Sensibilidade para com o Dinheiro?

Então vejamos…

QUANTO GANHA POR DIA?

Encontrar o valor do seu salário diário é muito simples independentemente de ser trabalhador por conta de outrem ou por conta própria. Penso que a forma mais correcta de o fazer será dividir o seu salário mensal liquido de impostos por 22 dias, no entanto, também dividir por 30 dias poderá ser um valor correcto para sí.

Voltando ao nosso exemplo, a generalidade destes clientes possuem um vencimento de aproximadamente 550 euros mensais, logo se efectuarmos o cálculo para o montante diário constatamos que estes clientes auferem 25 euros por dia.

Pagar uma comissão de manutenção que representa mais de meio dia de trabalho parece-me um pouco exagerado, na verdade, o valor da comissão representa 60% do salário diário. Por outras palavras, o banco todos os trimestres fica-lhes com 60% de um dia de trabalho, ou ainda, 60% do de um dos dias de trabalho é para o banco e para apenas uma comissão.

Já agora, e se juntarmos a comissão de subscrição de produtos, as anuidades de cartões, eventuais descobertos bancários autorizados e não autorizados, cheques, transferências, extractos ao balcão, etc., quantos dias de trabalho serão necessários para o banco todos os anos? Qual o montante de dinheiro que necessitará para suportar estes encargos?

Finalizando

Perceber o valor e o peso de cada despesa ou encargo no nosso salário diário ajudará a tomar decisões acertadas e optimizadas relacionadas com o seu dinheiro e poupar muito dinheiro todos os meses. É muito fácil considerar que 10 ou 25 euros é pouco dinheiro se compararmos com o nosso salário mensal.

Bem, o que são 25 euros em 550 euros, parece pouco mais é um dia de trabalho que acabou de desperdiçar ou que deixou de poupar para o seu futuro ou para aquela compra que tanto espera. Tenha sempre presente o valor do seu salário diário e verá que estará melhor preparado para o futuro.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro