Educação Financeira – A importância dos cartões pré-pagos

0
288

O dinheiro é uma realidade incontornável na sociedade atual. É uma realidade que afeta todas as famílias, começando nas crianças. Neste artigo falamos-lhe da importância da educação financeira e o papel dos cartões pré-pagos em todo o processo.

Quem educa são os pais

É fundamental que tenhamos sempre em mente que são os pais que educam os filhos. É a nós que compete ensinar a importância que o dinheiro deve ter nas nossas vidas, aproveitando diversas oportunidades para transmitir os valores que consideramos importantes. Neste processo, a gestão do dinheiro vem complicar tudo porque envolve as suas emoções, a sua ambição e a comparação social.

Cada pessoa tem as suas prioridades…

Cada um de nós valoriza diferentes coisas. Temos diferentes prioridades. E as prioridades são espelhadas na utilização que fazemos do dinheiro. Na forma como gerimos o nosso orçamento familiar. Se assim é, por que não definir um orçamento e ajudar o seu filho a cumpri-lo? Isto passa por:

  • Definir um valor de mesada que obrigue à tomada de opções. Que seja escasso e que não permita comprar tudo e um par de botas. O seu filho tem de ser confrontado desde cedo com a escassez para não ficar com a impressão que a vida é fácil só porque sim.
  • Definir o destino que ele irá dar ao dinheiro, respeitando a sua liberdade mas com responsabilidade.

Os bancos ajudam neste processo

Ter uma conta bancária é uma exigência nos dias que correm. Mas quem tem uma conta bancária e quem tem acesso a mais produtos financeiros tem mais opções. Tem um maior potencial de ter sucesso financeiro. O seu filho pode beneficiar de ter uma conta bancária que lhe permita gerir melhor o seu dinheiro. Também pode aprender e ganhar dinheiro com as contas poupança. A relação do seu filho com o banco pode fazer toda a diferença no seu crescimento.

Os cartões pré-pagos têm algumas vantagens

Se não quiser abrir uma conta bancária ou se considera que ainda não tem muitas vantagens, poderá aproveitar a oferta dos cartões pré-pagos. Na prática, um cartão pré-pago permite-lhe carregar um cartão com uma quantia limite, por exemplo o valor da mesada. Depois traz consigo algumas potencialidades:

  • Permite ao seu filho usar o dinheiro quando precisa dele;
  • Guardar o dinheiro no banco com total segurança;
  • Possibilita aos pais controlar os movimentos e perceber se o dinheiro é bem utilizado;
  • Dá o pretexto para falar mais vezes sobre a utilização do dinheiro.

Existem diversas soluções para envolver o seu filho com os diversos temas em torno da gestão do dinheiro. O mais importante é que tenha a consciência da importância de assumir as rédeas da educação financeira do seu filho e que saiba que a oferta das instituições financeiras pode ser muito útil em todo o processo.

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA