Se tem objetivos financeiros que gostaria de atingir, usar a fórmula 50-30-20 é o caminho certo para os concretizar e ao mesmo tempo conseguir a felicidade financeira que tanto ambiciona.
A importância de ter objetivos financeiros
Ter objetivos financeiros significa ter o controlo total do seu dinheiro.
Significa saber onde gasta cada euro do seu rendimento mensal, como e onde pode poupar, qual a finalidade das suas poupanças, e não menos importante, onde aplicar as aplicar e obter o maior rendimento possível de forma segura.
Como definir objetivos financeiros
Pode definir objetivos financeiros de longo ou de curto prazo. Mas todos começam apenas por ser desejos ou aspirações. Os desejos a longo prazo podem ser o liquidar a totalidade do seu crédito habitação ou poupar para a reforma. Já os de curto prazo podem ser poupar para as férias ou simplesmente comprar o telemóvel ou televisor que tanto gosta, sem ter de recorrer a crédito bancário.
Mas há um que tem de ter sempre em mente: o ter um fundo de emergência, com o equivalente a 12 meses de rendimento mensal e que lhe permite, em caso de necessidade, fazer face a um ano de despesas mensais, enquanto resolve o problema com que se deparou.
Como transformar desejos em objetivos financeiros
Aqui use o método SMART, a sigla de Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound.
Ou seja, os objetivos que definir devem ser específicos (como poupar para as liquidar o seu crédito habitação), mensuráveis (liquidar 100.000€), alcançável (para o atingir vou pôr de lado o meu subsídio de ferias e o reembolso do IRS e poupar 500€ por mês), Relevante (porque quero ficar livre de dívida), Limitado no tempo (em 15 anos).
Use a fórmula 50-30-20 para gerir o seu orçamento e poupar
A fórmula 50-30-20 é a fórmula chave para gerir o seu orçamento familiar, e com isso atingir os seus objetivos financeiros. Ao aplicá-la está não só a saber onde gasta o seu dinheiro, como está a poupar no seu dia a dia e a canalizar parte do seu orçamento para a poupança mensal que lhe permitirá atingir os seus objetivos financeiros.
A fórmula 50-30-20 consiste em dividir o seu orçamento em 3 categorias
O seu rendimento mensal deve ser alocado em três categorias, cada uma dela um valor percentual máximo do seu orçamento, nomeadamente: Necessidades 50%, Lazer 30% e Poupança 20%.
Necessidades -50%
Aqui encaixe todas as suas despesas mensais, desde encargos financeiros a despesas de água, luz, gás, telecomunicações, seguros, alimentação e transportes.
Se feitas as contas, as suas despesas nesta categoria forem superiores a 50% do seu orçamento tem de as diminuir. Considere reduzir os seus encargos financeiros consolidando créditos, renegociar os seus seguros , mudar de operador de telecomunicações, optar por comprar marcas brancas no supermercado, entre outras. Certamente vai encontrar formas de reduzir o valor que gasta mensalmente nesta categoria, situando-a nos 50% do seu rendimento líquido. Nós estamos aqui para ajudar. Fale connosco.
Lazer – 30%
Aqui enquadram-se os gastos que tem com o seu estilo de vida, ou seja, roupa, restaurantes, ginásio ou escapadinhas de fim de semana. O importante é que não ultrapasse 30% do seu rendimento mensal. Se for superior veja onde pode “cortar”.
Poupança – 20%
Destine 20% do seu rendimento mensal para a poupança tendo como fim de atingir os seus objetivos financeiros. Sendo que, se não tem fundo de emergência destine parte dela á sua constituição. Se no seu fundo de emergência já tiver o equivalente a 12 meses de rendimento mensal, aloque este valor aos seus objetivos financeiros. E claro, como ter o dinheiro na conta à ordem significa estar a perder dinheiro. Aplique-o em produtos financeiros, que sendo seguros, lhe proporcionam a sua rentabilização.
Fale com a Reorganiza
Fale connosco. Temos uma equipa de especialistas que o podem ajudar, sem qualquer custo, a rever os seus seguros, a reduzir as suas prestações mensais e a rentabilizar as suas poupanças para assim atingir os seus objetivos financeiros