Guia ETF’s (Exchange Trade Funds) – Parte I

Investir

Guia ETF’s (Exchange Trade Funds) – Parte I

2 min Partilhar 19 de Dezembro, 2012

Search
Generic filters
Exact matches only
ETF

Na secção Investir do Produtos bancários temos um artigo que efetua uma comparação entre ETF’s (Exchange Trade funds) e fundos de investimentos convencionais, contudo, nunca iniciamos uma série de artigos sobre o tema ETF’s que permitisse ao leitor um conhecimento alargado sobre estes instrumentos financeiros.

ETF - Exchange Trade Funds

Assim sendo, vamos dar inicio hoje à Série ETF’s, onde iremos averiguar diversos conceitos, objectivos, vantagens e desvantagens, bem como algumas dicas e recomendações sobre estes instrumentos financeiros.

O que são ETF’S?

Em 1993 os primeiros ETF’s foram negociados na American Stock Exchange (AMEX) e 7 anos mais tarde foram introduzidos na Europa.

Segundo a mais famosa enciclopédia online, a Wikipédia, ETF’s são unidades negociáveis na bolsa de valores que reúnem um número variável de ações.

O Banco Best esclarece que ETF’s são fundos que replicam a evolução de um índice e são negociados em bolsa à semelhança de um titulo.

Já o Banco Big define ETF’s como “trakers”, ou seja, fundos negociados em bolsa que replicam a evolução de um índice. Diz ainda que ETF’s são estruturas de investimento que agrupam um conjunto de ações.

Definitivamente, um ETF é um fundo negociado em bolsa cujo o objectivo consiste em replicar a performance do respectivo índice. São assim valores mobiliários cotados em bolsa que podem ser transaccionados em bolsa ou fora do mercado regulado de forma semelhante à transação de uma ação.

O objectivo de um ETF é replicar a performance de um determinado índice, procurando replicar na proporção de 1 para 1 sem o objectivo de possuir melhor performance que o benchmark.

Como é do conhecimento de todos, são poucos, senão mesmo raros os investidores ou fundos de investimento com gestão activa que conseguem bater o mercado, logo os ETF’s são um excelente veiculo de investimento porque acompanham a evolução do mercado.

No próximo artigo iremos abordar algumas características destes instrumentos de investimento,



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro