Se vai contratar um seguro de vida recorra ao nosso Glossário de Seguros para ficar a saber o significado de Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD). O que distingui a cobertura de IAD de outras coberturas? Fique a saber a resposta a essa e outras perguntas já de seguida.
Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD)
A cobertura de Invalidez Absoluta e Definitiva existe, como a ITP – Invalidez Total e Permanente em alguns tipos de seguros. Por exemplos nos seguros de vida (associados ao crédito habitação ou não), seguros de acidentes de trabalho ou seguros de empregada doméstica. Têm, no entanto, abrangências diferentes que são relevantes na altura de acionar o seguro.
A cobertura por Invalidez Absoluta e Definita garante que o pagamento do capital seguro (ou seja, o valor que contratou ao assinar o seguro), lhe é entregue, se, por acidente ou doença ficar com um grau de incapacidade que o impeça de desenvolver qualquer atividade remunerada e simultaneamente dependa de uma terceira pessoa para realizar as suas necessidades básicas, como comer, vestir-se, andar e fazer a sua higiene pessoal.
Ou seja, a IAD é muito mais restritiva do que a ITP já que implica a total dependência da ajuda de uma terceira pessoa no dia a dia. E por ser menos frequente de acontecer, o prémio a pagar por um seguro com cobertura apenas de IAD é mais baixo do que se contratar a cobertura ITP.
Note que para que a sua situação seja classificada como IAD têm de se verificar cumulativamente as seguintes condições:
- Estar incapaz de exercer qualquer atividade profissional remunerada de forma total e permanente
- Estar dependente de uma terceira pessoa para as suas necessidades básicas do dia a dia
- Existir um relatório médico que comprove a sua incapacidade (normalmente acima de 80%)
Fale connosco
A Reorganiza tem uma equipa especializada em seguros que lhe pode esclarecer todas as dúvidas que tiver sobre seguros. E claro também o pode ajudar a escolher o seguro que melhor se adapta à sua situação quer em termos de coberturas quer em termos de prémio. Fale com um dos nossos consultores para que possa conhecer o melhor seguro de vida para si. E já agora, pergunte-nos também pelos outros seguros, pois pode ter uma poupança acrescido no seguro automóvel, multirriscos ou seguro de saúde.
Não é obrigatório ter o Seguro de Vida no seu Banco
E pode poupar até 60% todos os meses.