Os não residentes têm apostado em Portugal, não só para morar mas também para investir, não só porque Portugal está na moda, mas também mas porque têm vantagens fiscais em fazê-lo.
As razões são simples: Portugal é um país com um bom clima, seguro, com infraestruturas de qualidade e no qual gozam de benefícios fiscais que não têm no seu país de origem.
Acresce que setores como a economia digital, construção, imobiliário e energia renováveis são setores com grande dinamismo. E por isso bastante atrativos para investidores estrangeiros que queiram estabelecer-se ou expandir os seus negócios em Portugal.
Os benefícios fiscais são o principal fator atrativo
Pagar menos impostos do que no país de origem, quer seja particular ou empresa é seguramente a principal razão para apostarem em Portugal.
Particulares podem ter taxa de IRS de 20%
Se é estrangeiro, mora ou trabalha em Portugal, mas não foi residente fiscal em Portugal nos últimos 5 anos, considere em mudar a residência fiscal para Portugal pedindo o estatuto de residente não habitual (NHR). Por 10 anos pode beneficiar de uma taxa de IRS de 20%, valor inferior ao que paga no seu país natal.
Mas tem de ser considerado como Profissional Científico e de Investigação
O Estatuto de NHR era muito lato até finais de 2023, mas foi alterado com o Orçamento do Estado de 2024. De facto, passou a ser mais restritivo ao definir que a partir de 2024, o estatuto só é atribuído:
- a pessoas com rendimentos (por conta de outrem ou independentes) que resultem de carreiras de docentes no ensino superior ou de investigação científica;
- a trabalhadores de empresas certificadas como “start-ups”;
- a trabalhadores que ocupem postos de trabalho qualificados reconhecidos pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal ou pelo IAPMEI como relevantes para a economia nacional.
Mas os outros fatores também têm peso na decisão de vir morar para Portugal
De facto, têm. O clima ameno, a segurança que se vive em Portugal, a boa comida, a simpatia das pessoas, tudo isso são fatores que tornam Portugal um pais na moda onde é agradável viver e investir.