Menos Bens Materiais E Mais Afeto

0
166
Mais Afeto

Por vezes procuramos compensar os nossos filhos pela falta de tempo. É natural e legítimo. Mas será que procuramos compensá-los com aquilo que é realmente importante para eles?

O Seu Filho Quer-se Sentir Especial

Faça o seu filho sentir-se especial. Contorne o «querer ter» com outras coisas mais edificantes: mais passeios, mais programas em família fora de casa, mais convívio com outras famílias.

Lembre-se que para dar mais afeto e atenção aos seus filhos não precisa de o encher de presentes e de bens materiais. As crianças recordam e retêm muito mais os episódios afetivos. Aqueles em que os pais os levavam a determinados jardins (e que depois tendem a repetir com os filhos de forma saudosista) e não os inúmeros brinquedos que os pais davam e que depois vão acabar por se perder ou estragar.

O Tempo É O Bem Mais Precioso Também Para O Seu Filho

Como pais devemos conseguir dar aos nossos filhos aquilo que nos é mais precioso. E o tempo é o bem mais escasso e mais valorizado por todas as pessoas. Quer o consideremos quer não. Assim, porque não:

  • Arranjar tempo para estudar com os seus filhos?
  • Ocupar parte do seu tempo, por pouco que seja, para conversar ou brincar com os seus filhos?
  • Tirar um dia por mês (por exemplo) para fazer um programa especial com os seus filhos individualmente (ex. almoçar fora, ir a um jogo de futebol, etc);
  • Pedir ajuda para fazer os menus para as refeições lá de casa;
  • Fomentar os jantares em família e aproveitar para «treinar» a generosidade e a paciência de cada um criando a regra de esperar que todos se sirvam antes de começar a refeição.

Explique As Suas Decisões

Nos momentos certos, ou quando surjam questões, aproveite para explicar porque é que as coisas se fazem daquela forma e encare a sobriedade na família com toda a naturalidade. Acredite que as crianças compreendem as coisas muito melhor do que os pais julgam.

O dinheiro existe fundamentalmente para permitir o conforto financeiro das famílias. O trabalho permite uma realização profissional e pessoal ao mesmo tempo que confere a segurança financeira que todos desejamos. Assim, é fundamental colocar o dinheiro no seu lugar e dar-lhe a importância que merece (nem mais nem menos).

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo Ensinar A Virtude Da Temperança Aos Seus Filhos?
Próximo artigoDia Mundial da Poupança
Mafalda Morais Barbosa é mãe de 5 filhos e acredita que as relações familiares e a educação dos filhos passam não só pelos vínculos naturais de proteção e de afeto, mas também por uma formação cuidada e bem orientada para a complexa tarefa de educação dos seus filhos. É licenciada em Sociologia e possui um interesse especial pela área social e pela área da educação, áreas onde trabalhou durante vários anos.

DEIXE UMA RESPOSTA