Mudanças no Crédito Habitação

Crédito

Mudanças no Crédito Habitação

1 min Partilhar 10 de Dezembro, 2018

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Empréstimo habitação

Na Reorganiza somos especialistas em Crédito Habitação e temos denotado algumas alterações que consideramos importantes salientar, alertando também para alguns riscos ao virar da esquina.

Subida de custos “escondidos”

Nos últimos meses temos visto uma continuação dos movimentos de transferências de crédito habitação, com as famílias a aproveitar a maior agressividade dos bancos para poupar dinheiro nas suas prestações. Neste contexto, chamamos a atenção para os spreads praticados, que se encontram na casa dos 1% mas também para a necessidade de analisar todos os custos do processo, nomeadamente os custos com seguros (rúbrica onde é possível poupar até 60% escolhendo um melhor seguro).

Compra de habitação continua forte

Temos também visto um crescimento na procura de crédito para compra de nova habitação. No entanto, é fundamental que tenhamos em mente que as novas indicações do Banco de Portugal procuram exigir que os clientes tenham capitais próprios para a aquisição. Ou seja, as operações com financiamento a 100% tenderão a ser cada vez mais reduzidas e assim deveriam ser sempre.

Nunca deixamos de alertar para a necessidade de olhar para todos os custos do processo e para a comparação de diferentes alternativas. Um crédito habitação é um compromisso de longo prazo pelo que a necessidade de análise cuidada é de extrema importância para que consigamos fazer bom uso desta ferramenta. As novas exigências de intermediação de crédito vêm também trazer níveis mais adequados de aconselhamento mas nada substituiu a prudência dos consumidores de crédito.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros