Multibanco – O Que Mudou Recentemente?

Finanças Pessoais

Multibanco – O Que Mudou Recentemente?

2 min Partilhar 23 de Junho, 2016

Search
Generic filters
Exact matches only
Multibanco

Em Portugal está muito vulgarizado o pagamento por Multibanco. Os dados disponíveis dão conta de mais de 214 milhões de operações por Terminais de Pagamento Automático (TPA) no 1º trimestre de 2016 (mais de 2 milhões de transações por dia). Por isso, é provável que seja uma das pessoas já deu conta que houve alterações na forma de proceder ao pagamento por TPA. Mas que alterações foram essas?

Quer Pagar Com MultiBanco Ou VISA?

A partir deste mês passou a haver um passo prévio à celebre expressão “verde-código-verde”. Antes de confirmar o valor do pagamento terá de decidir por que canal quer que o pagamento seja feito. Dão duas opções:

  • Visa/Mastercard
  • Multibanco.

Esta alteração foi feita pela SIBS devido a uma imposição de um novo regulamento europeu sobre taxas de intercâmbio de cartões. O objetivo desta regulamentação é uniformizar os requisitos técnicos e comerciais na utilização deste instrumento de pagamento, de forma a garantir maior transparência e concorrência regulada na união económica e monetária.

Quais Os Custos Desta Alteração Para Si?

Para o utilizador do cartão não existe qualquer custo diferente do que poderia ter antes. Ou seja, se o seu cartão é exclusivamente de débito, isto é, não estamos perante um cartão dual (débito e crédito) não pagará nenhuma taxa por esta alteração. Mas se o seu cartão é dual, terá de ter em atenção se está a pagar na modalidade de débito ou de crédito (tal e qual como era antes).

Sempre que paga a crédito poderá estar sujeito a mais encargos. Quando paga a débito não tem qualquer custo acrescido.

Acontece Com Todos Os Cartões?

Não. É necessário que o seu cartão tenha associada uma marca internacional (Visa ou Mastercard), pois é isso que o regulamento pretende. A ideia é que seja o utilizador do cartão a decidir se quer fazer o pagamento pela marca Multibanco ou pela marca internacional. No entanto, a esmagadora maioria dos cartões em Portugal tem estas marcas associadas.

Já Teve A Opção Num TPA e Noutro Não?

Não estranhe. Esta situação ocorre por responsabilidade do TPA e não por responsabilidade do seu cartão. Há Terminais de Pagamento que só dão possibilidade de fazer o pagamento por uma das marcas e neste caso não há opção de escolha para o cliente.

Aproveitamos esta alteração para reforçar a importância de controlar todos os seus consumos através de um rigoroso Orçamento Familiar. Lembre-se: todos, mas mesmo todos, os gastos têm de estar refletidos no seu orçamento. Caso contrário irá ter a sensação que o dinheiro desapareceu e não conseguirá poupar dinheiro.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro