Skip to main content
search

Poupar está na ordem do dia, e certamente até já o faz, mas será que já ouviu falar dos 3 P’s da Poupança? Talvez não, mas saiba que é uma estratégia de poupança que deve seguir, para que poupar se torne um hábito, e por isso o mantenha por muito tempo.

E se ainda não poupa, porque considera difícil poupar com o seu orçamento familiar, saiba que com os 3 P’s da Poupança, o vai conseguir fazer. E, mais uma vez, manter por muito tempo.

Poupar não tem de ser um sacrifício

Poupar, não tem de significar prescindir de algo, ou seja, não tem de ser um sacrifício, ou dito de outra maneira um custo para si. Se assim for, certamente a sua motivação para poupar é muito baixa.

Poupar tem de ser uma forma de estar

Poupar tem de ser um comportamento enraizado em si. Ou seja, tem de ser um ato natural, ou dito de oura forma, um hábito.

Mas para que assim seja, a poupança que faz tem de ter um objetivo. Ou seja, tem de ver o benefício que tira da poupança que está a fazer. E para isso tem de saber para que está a poupar – seja para fazer umas férias, para comprar um telemóvel ou para a sua reforma.

O importante é saber para que está a poupar e tenha um benefício real do que está a poupar.

Tem de ter uma estratégia de poupança

Agora que definiu o seu objetivo de poupança tem de ter uma estratégia para o fazer. E mais uma vez, tem de ser uma estratégia que não seja penosa para si, dito de outra forma, que não implique fazer sacrifícios. E é aqui entram os 3 P´s da Poupança

Os 3 P´s da Poupança

Os 3 P´s da Poupança é uma forma de poupança e que se traduz por poupar Pouco, o Possível e de forma Progressiva

Pouco

Para que poupar se torne um hábito, tem de ser alguma coisa que é sempre realizável. Se decidir, sob impulso, poupar por exemplo, 25% do seu ordenado, até pode conseguir fazer num mês, se existirem meses em que não vai conseguir, rapidamente desiste.

Assim, para que seja um hábito tem de começar de forma ligeira, ou seja Pouco, por exemplo poupar 50,00€ por mês.

Possível

Para além de ser pouco, o valor que definir tem de ser Possível. Isto é tem de ser exequível todos os meses, sem falta. Só assim se torna um hábito.

O melhor mesmo, é assim que receber o ordenado, colocar de parte, por exemplo num produto de poupança programada, o valor que definiu. Podemos dizer que se trata de pagar-se primeiro a si mesmo.

Progressivo

A nossa situação financeira tende a melhorar com o passar dos anos, à medida que a nossa vida profissional evoluiu. Assim, ao longo do tempo deve ir aumentando o valor destinado à poupança, mantendo a premissa anterior – o de ser possível de cumprir todos os meses.

Rentabilizar a poupança

Note que é importante poupar, mas também é importante rentabilizar o valor que poupar. E existem inúmeros produtos financeiros ao seu dispor. O importante é ter em atenção o seu perfil de risco, ou seja, o seu perfil aforrador/investidor, para decidir qual o produto que mais se adequa a si.

Fale com a Reorganiza

Connosco as sua poupanças estão em boas mãos. Temos um conjunto de especialistas em finanças pessoais, que, sem custos para si, o poderão ajudar a poupar e a encontrar os produtos financeiros que mais se ajustam ao seu perfil.

telefone
calculadora