Pequenas Empresas | Os Riscos de Possuir Apenas Uma Conta Bancária

Muitas pequenas empresas, por questões de simplicidade e comodidade, possuem apenas uma conta bancária, mantendo uma relação sólida com o banco por longos anos.

Em momentos de claro crescimento económico onde a confiança reina as transações comerciais, possuir apenas uma conta bancária apresenta-se como suficiente para dar resposta às diversas necessidades do empresário.

Todavia, em momentos de clara estabilidade económica onde a confiança simplesmente pouco existe, possuir apenas uma conta bancária pode ser um obstáculo à criatividade dos negócios ou ao sentido de oportunidade dos mesmos.

É muito comum as pequenas empresas que optam pode manter apenas uma conta bancária sentirem dificuldades em obter apoio para a atividade em períodos de instabilidade económica, sendo nestes períodos quando as pequenas empresas realmente necessitam de tal confiança bancária.

Como resposta aos obstáculos criados pelo banco as pequenas empresas procuram novos parceiros bancários encontrando dificuldades acrescidas ou apoio em condições pouco vantajosas para o negocio.

E porquê? Porque simplesmente não existe relação bancária com o novo banco.

Assim sendo é fundamental para as pequenas empresas criar relações bancárias de refúgio com, pelo menos, dois bancos para encontrar soluções diversas e obviamente melhorar as condições de apoio à atividade.

Relações Bancárias Sólidas são Impulso Empresarial

Pequenas Empresas
Construir relações bancárias sólidas cuja estrutura assenta na confiança e no cumprimento é uma das ferramentas mais importantes para as pequenas empresas.

Na verdade, não existe um único banco que consiga responder a todas as necessidades das pequenas empresas, pois uns são especializados no apoio à atividade, outros no serviço ao cliente e outros na internacionalização ou negócios de maior complexidade.

Assim sendo, tendo em conta a estratégia das pequenas empresas é necessário descobrir onde encontrar o melhor apoio bancário possível para que todas as necessidades presentes e futuras possam ser satisfeitas, nem que isso tenha que ser feito em mais do que um banco.

De igual modo, um regular movimento nas contas bancárias escolhidas intensifica a relação com o banco e cria histórico de transações que será fundamental para decisões bancárias futuras.

A Qualidade de Negociação Melhora

Definitivamente possuir mais do que uma conta bancária ativa junto dos bancos permite uma melhor negociação. Quando uma pequena empresa decide contrair um empréstimo para apoio à atividade o poderá fazer socorrendo-se dos bancos com quem trabalha com regularidade.

Estes bancos possuem histórico comercial e envolvência bancária que pesará na proposta apresentada junto da pequena empresa.

Esta por ultimo pode avaliar e negociar condições bem como avaliar qual o banco que está disposto a financiar o seu projeto de financiamento.

Se as pequenas empresas possuírem apenas um banco terão que se conformar com a proposta apresentada e com o risco de recusa da mesma, deitando por terra eventuais decisões financeiras estratégicas fundamentais para a continuidade e futuro sustentável da empresa.

A Simplicidade de Comodidade Não Desaparece

É tudo uma questão de gestão, nomeadamente de gestão bancária. As pequenas empresas podem continuar com simplicidade na gestão das suas entradas e saídas, bem como das suas responsabilidades, desde que façam a clara distinção dos objectivos que possuem para cada conta bancária.

Os Custos Bancários Podem Diminuir

Definitivamente conhecer mais do que uma realidade bancária é uma vantagem para as pequenas empresas, na medida em que é possível avaliar o custo do serviço e optar pelo serviço mais em conta.

Este serviço mais em conta pode também ser utilizado para negociar com outros bancos que possuem custos mais elevados tentando encontrar uma harmonização que seja vantajosa par a pequena empresa.

Evite Demasiadas Contas

Não existe um número ideal de conta bancárias que uma pequena empresa possa ter, no entanto, duas a três contas pode ser a solução para a maioria das pequenas empresas.

Saiba exatamente porque necessita de mais do que uma conta e procure escolher as melhores. Mantenha um movimento regular e todas as suas responsabilidades em dia em cada uma das contas bancárias.

Esta disciplina irá no longo prazo permitir frutos, principalmente quando mais necessitar, pois irá possuir um banco que está disposto em confiar nos seu negócio.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro