Porque vale a pena fazer um depósito a prazo?

Poupar Dinheiro

Porque vale a pena fazer um depósito a prazo?

2 min Partilhar 7 de Abril, 2020

Search
Generic filters
Exact matches only

As últimas semanas têm sido semanas de grandes desafios para toda a gente. Se tem alguma aplicação financeira com risco, provavelmente terá reparado numa queda expressiva do valor da sua poupança. Neste artigo vamos falar-lhe sobre o risco dos investimentos e sobre as vantagens dos depósitos a prazo nesta altura.

Os mercados sobem e descem

É uma verdade óbvia. Ao investir o seu dinheiro nos mercados financeiros tem de estar na disposição de sofrer oscilações no seu capital. De facto, nos últimos anos, a oscilação tem sido para cima, no sentido das valorizações. Os mercados atingiram os valores máximos e sempre esperávamos a continuação das valorizações. Infelizmente, esta crise veio ter um impacto fortíssimo em todos os mercados de risco, fundamentalmente devido à incerteza inerente às consequências económicas desta crise.

Quando é uma boa altura para voltar a investir?

Nunca sabemos essa resposta. Sabemos sim que nos momentos de maior pânico são criadas boas oportunidades de investimento. Agora, quem investe nestas alturas tem de estar na disposição de continuar a perder durante algum tempo. É impossível adivinhar os pontos de inflexão. Mas sem dor não há glória…

Porque é que os depósitos a prazo podem fazer sentido?

Os próximos meses vão ser meses de grande incerteza. Não sabemos quanto tem é que esta pandemia irá durar e muito menos como iremos sair. É altura de arregaçar as mangas. De ajudar as empresas a produzir para garantirmos os nossos postos de trabalho, com o apoio de um conjunto de medidas que o Estado aprovou para ajudar famílias e empresas. Mas também é altura de cortar custos para poupar dinheiro. O dinheiro poupado depois deverá ser aplicado de modo a garantir que temos um fundo de emergências que nos permita aguentar vários meses de redução de rendimento.

Um fundo de emergências deve ser aplicado em produtos sem risco e com elevada liquidez. Neste sentido, os depósitos a prazo assumem-se como uma das aplicações de eleição, pois são garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (que na prática faz que estes produtos não tenham risco), têm liquidez praticamente imediata (talvez com penalização de juros) e podem ter uma taxa de retorno.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros