Poupar Dinheiro ou Ganhar Dinheiro?

Poupar Dinheiro

Poupar Dinheiro ou Ganhar Dinheiro?

4 min Partilhar 21 de Abril, 2011

Search
Generic filters
Exact matches only
moedas

Temos vindo a escrever que em Finanças Pessoais o segredo está em gastar menos do que se ganha e na verdade estamos completamente corretos quando afirmamos que é o caminho a tomar. Todavia, todos nós sabemos que gastar menos tem limites e sempre que estipulamos uma estratégia para poupar dinheiro encontramos uma barreira quando essa estratégia é alcançada.


Nestes termos, é certo que no final da sua jornada para organizar as suas Finanças Pessoais e poupar dinheiro irá sentir cada vez mais dificuldades em conseguir poupar nas diversas categorias. É como se não existisse mais onde poupar dinheiro. Contudo, e o que a maioria dos especialistas em Finanças Pessoais não abordam e que possui toda a importância, é o porquê de ganhar mais dinheiro.

As Dicas Típicas dos Consultores Financeiros

Todos eles dão as mesmas dicas, poupar pelo menos 10% dos seus rendimentos, cuidado com o consumo, poupar na água, poupar na eletricidade, poupar no gás, poupar no supermercado, acabar com os créditos, não utilizar os cartões de crédito, entre outros, mas não nos dizem como podemos ganhar mais dinheiro todos os meses (poucos falam da importância de renegociar créditos)

Em termos emocionais todos nós ficamos satisfeitos quando conseguimos poupar mais dinheiro e vê-mos o fruto dessa poupança a cada mês de esforço, mas ficamos muito mais satisfeitos quando conseguimos ganhar mais dinheiro. É curioso, mas um simples aumento de 100 euros nos ganhos mensais possui, psicologicamente, maior impacto do que o mesmo montante em termos de poupança.

Para reforçar ainda mais tal curiosidade tenhamos sempre presente que existe um limite para poupar dinheiro mas não existe limite para ganhar dinheiro.

Precisa de Ganhar Mais Dinheiro

Possuir uma vida modesta e sem excessos é o comum para a generalidade das pessoas. Acordar de manhã para ir para o emprego e a todo o fim do mês receber o vencimento que grande parte já possui destino é um modo de vida aceite pela generalidade das pessoas. Este modo de vida garante-lhe uma continuidade das suas finanças mas não concretiza os sonhos que eventualmente possui, pois nunca conseguirá ter uma vida financeira rica.

Sejamos honestos. Para sermos financeiramente independentes temos que ganhar mais dinheiro e ultrapassar as expectativas neste domínio.  Temos que agarrar todas as oportunidades e não podemos nos acostumar ao que nos oferecem.

Porquê há-de de aceitar o seu trabalho como se ele fosse o único em toda a sua vida?

Há pouco tempo atrás assisti a um vídeo no You Tube relativo a uma entrevista a um professor universitário no Japão e uma das questões colocada foi “Se o professor se sentia confortável com o vencimento que auferia”. A resposta foi que sim. O entrevistador perguntou e “Se não se sentisse confortável com o vencimento que aufere o que faria?”.

Curiosamente a resposta não foi, reivindicar ou criar manifestações de descontentamento mas sim, procuraria por um segundo emprego em part-time. Sem esta mentalidade não é possível atingir uma vida financeira estável e, desde desse dia, que acredito que temos de procurar desenvolver as nossas capacidades e procurar diversificar as nossas fontes de rendimento.

É Tudo uma Questão de Vontade

Para a maioria de nós possuir um segundo emprego em part-time é demasiadamente cansativo, mas a verdade é que, ao fim do mês, a diferença nas finanças de casa são evidentes.

Por diversas razões, primeiro porque sobra mais dinheiro para aplicar em produtos de poupança e investimento, segundo porque tem menos tempo para gastar o dinheiro e terceiro porque estará a proporcionar um bem-estar superior à sua família. Até há bem pouco tempo, exerci um segundo emprego em part-time num restaurante local, mais precisamente durante o fim de semana.

Um fim de semana rendia 75 euros que nos meses onde é possível trabalhar 5 fins de semana possuía um rendimento adicional de 375 euros que permitiam pagar mais de 80% da prestação da minha habitação. Acumulava assim dois empregos, um enquanto bancário a tempo inteiro e outro como ajudante num restaurante.

O Mais Importante – Saber o que quer para o Futuro

Não faz sentido desejar exercer uma determina profissão ou tarefa quando não estamos enquadrados nem possuímos paixão suficiente para o fazer. Todos planeamos o futuro com base no que pretendemos ser, mas nem todos podemos ser, gestores, médicos, economistas, jornalistas ou até mesmo empresários. Todavia, nós podemos ser algo que ainda não descobrimos.

A existência de uma ideia de futuro enriquece a nossa capacidade e ela está presente em todos nós, em muitos casos, não é  que pensamos ou o que desejamos. É importante procurar por uma oportunidade para ganhar mais dinheiro e ultrapassar as dificuldades potenciais de viver limitado pelo salário.

Ganhar Mais Dinheiro Permite Gerir Melhor a Vida

Pense comigo, existem pequenas tarefas na vida que podem ser eliminadas para conseguir poupar mais uns euros ao fim do mês. Mas, essas tarefas podem ser fundamentais na manutenção da sua vida emocional permitindo que tal satisfação emocional o oriente para novas oportunidades.

Sei que adora manter o seu programa de fim de semana que realiza com a sua família e devido à necessidade de poupança terá que eliminar tal satisfação. Todavia, se procurar ganhar mais dinheiro poderá manter a sua vida atual e ainda assim gerir as suas finanças pessoais positivamente.

Assim sendo, fica aqui o desafio ao Leitor para procurar as oportunidades que possui para ganhar mais dinheiro e nos próximos tempos irei publicar artigos sobre como ganhar dinheiro.

Depois Tem de Aplicar as Suas Poupanças

Depois de ganhar mais dinheiro, depois de cortar custos, tem de decidir o que fazer ao dinheiro que conseguiu poupar. Tudo começa por constituir uma conta poupança… depois começamos a querer saber mais sobre investimentos. Atenção… nos dias que correm, os produtos com pouco risco não vão dar muito retorno porque a taxa média Euribor está muito baixa.

Reorganiza, As Suas Finanças Em Boas Mãos



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro