Pretende mudar o nome do titular do seu contrato de luz? Saiba o que fazer!

Poupar Dinheiro

Pretende mudar o nome do titular do seu contrato de luz? Saiba o que fazer!

2 min Partilhar 6 de Dezembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Quando mudamos de casa, muitas vezes há necessidade de iniciar um novo contrato de luz ou gás. É comum na nossa nova casa já existir eletricidade, mas que na verdade está em nome de terceiros. Os próximos passos irão ajudá-lo/a a resolver um dos tipos de alterações contratuais mais solicitados pelos clientes de energia.

O que significa “mudar o titular da luz”?

Mudar o nome do titular do contrato, tal como indica, é uma alteração do responsável pelo serviço elétrico ou gás. Ou seja, é uma troca de nome para alguém que passará a ter todo o poder desse contrato.

Existe custo para a alteração do titular do contrato da luz?

A alteração do titular da luz é um procedimento comum a todas as companhias elétricas, sendo totalmente gratuita a todos os consumidores.

Para realizar esta mudança de titular, o cliente deverá entrar em contacto com a comercializadora atual, e entregar os documentos que lhe possam ser solicitados. Em caso de não ter nenhuma fatura do contrato atual, a distribuidora elétrica conseguirá, através do CPE (código ponto de entrega) dar-lhe informações sobre o local de fornecimento.

Se pretende um apoio mais personalizado e gratuito para poder mudar o titular do contrato da EDP ou outros, contacte com a Selectra que lhe dará todas as informações gratuitamente.

Em que situações temos de alterar o titular do contrato de luz? 

Como já foi referido, a mudança de casa tende ser o motivo mais usual e necessário para realizar a mudança de titular de contrato de luz. Juntámos as principais situações que levam ao pedido de alteração de titular:

  • Nova habitação: Em situações de aluguer, ou até mesmo em casos de venda, o mais recomendado, é que o antigo titular termine com o contrato, já que não está a usufruir do mesmo.

  • Falecimento do titular: Em caso de falecimento, os familiares deverão encarregar-se deste contrato, e proceder à mudança de nome do titular.

  • Divórcio: Se por ventura, o titular do contrato abandonar o local devido a este motivo, o mais comum é o contrato ser alterado para nome da pessoa que continua na habitação, se assim o desejarem.

Em qualquer das três situações, os trâmites para a alteração do titular de eletricidade é exatamente igual. Apenas é necessário serem facultados os dados necessários à companhia elétrica para que se inicie o processo. O pedidos podem ser efetuados tanto de forma presencial, carta ou através do envio da mesma através de e-mail, acedento aos seus dados móveis, por exemplo.

Porque se deve solicitar a mudança de titular de luz? 

É importante que ocorra a mudança de titular, quando o serviço permanece ativo, já que o antigo inquilino quando deixa o local, em muitos casos, pode esquecer-se desse contrato, deixando de ter o controlo sobre as faturas, o que leva a situações de dívidas e como consequência, ao corte de eletricidade.

Por outro lado, mudar o titular, dará toda a responsabilidade ao atual titular de ter todo o domínio do contrato, tendo a possibilidade de realizar qualquer alteração contratual, tal como mudar a potência contratada ou a tarifa elétrica em função do seu consumo elétrico.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros