Skip to main content
search

Sabe que idade tem o seu cartão de crédito? Talvez nunca se tenha perguntado sobre isso, mas o mês e o ano em que fez o seu cartão de crédito são fundamentais para perceber qual a sua taxa de juro. E se as taxas de juro estão a cair, a dica abaixo pode ajudá-lo a poupar muito dinheiro.

A taxa de juro do cartão de crédito não é atualizada automaticamente

Uma informação, sobre os cartões de crédito, que poucas pessoas sabem, é que a taxa de juro associada ao cartão não atualiza automaticamente quando o banco de Portugal atualizada as taxas de juros.

Em 2012 a taxa de juro associada aos cartões de crédito estava acima dos 37%, hoje encontra-se abaixo dos 18%. Passou para menos de metade nos últimos anos. Esta redução não se reflete automaticamente no seu cartão de crédito, apenas se reflete nos novos contratos. Esta situação, faz com que exista a possibilidade de estar a pagar o dobro da taxa de juro que deveria estar a pagar se o cartão fosse contratualizado hoje.

Diga-me a idade do seu cartão e eu digo-lhe quanto paga de juros …

  • No ano de 2010 a taxa máxima foi de 33,2%
  • No ano de 2011 a taxa máxima foi de 34,3%
  • No ano de 2012 a taxa máxima foi de 37,3%

Passaram anos desde que contratualizou o seu cartão de crédito, e se nunca pediu uma revisão da taxa, hoje em dia pode ter contratualizado um cartão onde paga o dobro de juros, face ao que é praticado atualmente nos novos contratos.

Para saber que taxa possui atualmente, basta analisar o seu extrato. Pode aproveitar para verificar na sua prestação mensal, qual o montante que corresponde ao pagamento de juros e qual o que corresponde à amortização do capital em dívida.

Para saber que taxa possui atualmente, basta analisar o seu extrato. E pode aproveitar para verificar quanto é que pesa o valor que paga de juros, no valor que paga mensalmente pelo valor que possui em dívida.

Como baixar a taxa de juro?

Para reduzir a taxa de juro do seu cartão, é condição que não exista valor devedor. Pode solicitar a alteração à sua instituição financeira quando o seu cartão estiver liquidado.

Se verificar resistência por parte da instituição financeira, pode ultimar que a redução da taxa de juro do seu cartão é condição obrigatória para que o mantenha. Caso contrário, dará ordem para anulação do mesmo. Tem sempre a possibilidade de cancelar o seu cartão de crédito, e voltar a solicitar outro no futuro, em que já beneficiará de taxas de juro actuais.

Se faz uma utilização pouco significativa do cartão, para reduzir a taxa de juro basta esperar que o cartão esteja sem valor em dívida e nessa altura ligar para o apoio a cliente da instituição e pedir que lhe atualizem a taxa de juro. Da outra parte, vai ter sempre uma conversa comercial de que o pedido tem que ser analisado superiormente e só depois é que se podem prenunciar-se, nessa altura tem que informa-los que se não atualizarem a taxa, anula o cartão.

E se tiver valores em dívida?

Se possui um valor em dívida considerável, no cartão, tem que numa primeira fase liquidar o valor em dívida e só depois é que pode pedir para atualizar a taxa de juro. Ou até pode pedir mesmo o cancelamento do cartão e depois pedir um novo, quando voltar a precisar de utilizar o cartão de crédito.

Para liquidar o valor em dívida no cartão, a melhor solução é a consolidação dos créditos, junta o útil ao agradável. Junta todos os créditos de curto prazo (cartões de crédito, linhas de crédito, facilidades de descoberto, créditos pessoais) num só crédito, com uma prestação mais em conta. Com os juros que poupa, pode começar a fazer uma poupança programada e com isso fazer amortizações antecipadas, para pagar o crédito em menos tempo.

telefone
calculadora