Seguro de Saúde – Como Escolher

Seguros

Seguro de Saúde – Como Escolher

2 min Partilhar 21 de Agosto, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
seguro de saúde

A subida das taxas moderadoras e os atrasos sucessivos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem levada cada vez mais pessoas a optar pela subscrição de seguros de saúde. Neste artigo, apresentamos algumas ideias que consideramos essenciais no contexto da escolha de um seguro de saúde.

Apesar dos custos associados a qualquer seguro, o pagamento de um prémio de seguro tem associado um conjunto de direitos, espelhados na apólice de seguro. Estes direitos ou coberturas são definidos entre o cliente e a sua seguradora, pelo que se torna essencial avaliar quais as coberturas que deseja e quais as que não lhe interessam no seu seguro de saúde. Recomendamos que leia também “Vantagens e Desvantagens do Seguro de Saúde“.

Vantagens Associadas a um Seguro de Saúde

  • Liberdade e Independência – A possibilidade de escolha entre prestadores de seguros de saúde. Pode escolher o médico ou o serviço que mais gosta ou que em mais confia, não fica dependente dos humores do Serviço Nacional de Saúde.
  • Rapidez – Tendo um seguro de saúde não tem de esperar inúmeras horas em filas de espera. Dependendo da especialidade, a marcação de consultas e de exames é bastante mais rápida.
  • Benefícios extra – Vários seguros têm associado um conjunto de benefícios extraordinários, como sendo o apoio domiciliário, a comparticipação de medicamentos, coberturas no estrangeiro e até descontos em parceiros de bem-estar e outros associados.

Fatores a ter em Conta ao Escolher um Seguro de Saúde

Antes de contratar um seguro de saúde, terá de analisar um conjunto de fatores de modo a fazer a escolha mais acertada às suas necessidades. Destacamos:

  • Custo – O prémio do seguro de saúde pode variar entre os 15€ e as centenas, dependendo das coberturas associadas. Um seguro com os mínimos razoáveis para que se sinta, de facto, seguro rondará os 30€ por mês.
  • Períodos de carência – Não gostamos de pagar hoje para beneficiar apenas daqui a 3, 6 ou 12 meses. No entanto, existe um período em que não poderá usufruir das coberturas. A ideia será evitar que as pessoas contratem um seguro e comecem logo a onerar a seguradora.
  • Franquias – Para poder beneficiar dos serviços cobertos pelo seguro de saúde, costuma ser necessário o pagamento de um custo adicional. A ideia será colocar um pequeno entrave à utilização abusiva da rede de cuidados de saúde. Aliás, podemos assemelhar a franquia a uma taxa moderadora.
  • Exclusões – Várias doenças ou tratamentos são excluídos das coberturas do seguro o que pode reduzir a sua atratividade.
  • Comparticipações fora da rede – Vários médicos estão fora das redes cobertas pelos seguros de saúde. Nestes casos, a companhia de seguro não tem acordo com os médicos pelo que limita a sua comparticipação a um valor previamente estipulado.

A escolha de um seguro de saúde, como qualquer seguro, deverá envolver ponderação e pesquisa de informação e a análise das vantagens e desvantagens do seguro de saúde. Caso precise de algum aconselhamento mais personalizado os nossos consultores poderão apoia-lo na sua decisão sem quaisquer custos ou compromissos. Contacte-nos e comece já hoje a poupar no seu seguro de saúde!

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro