Seguro Multirriscos habitação – O que precisa de saber?

0
196
seguro multirriscos

O seguro multirriscos é um seguro que costuma ser obrigatório em caso de crédito habitação. No entanto, quer tenha ou não um crédito habitação, o seguro multirriscos tem um conjunto de características que deverá conhecer de modo a garantir que está protegido.

Só nos lembramos dos seguros em caso de sinistro…

Casa roubada trancas à porta. Certo? Tendemos a valorizar apenas os seguros quando existe um sinistro e temos de pedir à companhia de seguros que garanta a indemnização. Acontece é que muitas vezes as apólices que escolhemos não se enquadram com as nossas necessidades e características. Mas por um preço muito baixo conseguimos proteger-nos. Porquê poupar no seguro multirriscos?

Proteja-se das intempéries

Em épocas de chuvas é comum as companhias de seguros serem chamadas a pagar arranjos nas habitações. E pagam esses sinistros porque as famílias se precaveram. Se chove mais e o telhado tem infiltrações. Se há alterações de correntes e os aparelhos elétricos rebentam… o seguro está lá para pagar. Mais uma vez, o pagamento depende da cobertura que contratou. O banco obriga a que segure a casa e as partes comuns mas é também possível cobrir o recheio e com coberturas abrangentes.

Quais as principais coberturas do seguro multirriscos

Recomendamos sempre que se informe com rigor de todas as coberturas e exclusões para que a sua experiência seja a melhor possível e para que pague apenas por aquilo que valoriza. Assim, é importante que conheça algumas coberturas tipo:

  • Incêndios, raio ou explosão
  • Furto ou roubo – Perdas resultantes do furto ou roubo, após participação às autoridades. Esta cobertura deverá ser contratada também com o recheio.
  • Danos por água – Se algum cano rebenta o seguro paga os danos consequentes, mas tipicamente exclui os danos por infiltrações ou humidades.
  • Riscos elétricos
  • Fenómenos sísmicos.

Para que consiga avaliar corretamente a apólice que prevê contratar deverá analisar com rigor as condições particulares. Garanta que domina toda a informação referente a coberturas e exclusões e em caso de dúvida talvez faça sentido suportar um custo superior para ter todas as coberturas. O importante no seguro multirriscos habitação é que o prémio é muito reduzido face às coberturas e consequências de um sinistro. Mais uma vez, tenha a melhor cotação com o aconselhamento do seu mediador de confiança.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorConhecer a Pordata – Descomplicar as estatísticas de Portugal?
Próximo artigo5 Razões para fazer um seguro de saúde
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA