10 Mandamentos do Cartão de Crédito

Crédito

10 Mandamentos do Cartão de Crédito

4 min Partilhar 24 de Março, 2011

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
cartão de crédito

Tem ou pensa ter um cartão de crédito e possui um lugar cativo na sua carteira para o mesmo, então estes 10 Mandamentos são para sí. Está popularizada entre nós a utilização do cartão de crédito, quer seja porque a relação se iniciou por nossa iniciativa quer porque, para beneficiar de descontos nos seus estabelecimentos preferidos decidiu aderir a este meio de pagamento.

Não devemos considerar o cartão de crédito como meio de pagamento a evitar, mas sim, como, um meio a utilizar com inteligência. Utilizar inteligentemente é aplicar conhecer e seguir os 10 Mandamentos do Cartão de Crédito.

1# Diga Não às Anuidades

Nos dias que correm aderir a um cartão de crédito com anuidade é um ato de puro desconhecimento do mercado. A não ser que seja uma obrigação contratual aceite pelo cliente em reposta às contrapartidas do banco, não existe razão para pagar anuidade do cartão de crédito.

2# Nunca Forneça os Dados do Seu Cartão de Crédito

Quer seja por telefone quer seja pela internet. Se não possuir garantias que a transação é segura não os forneça. Os bancos nunca solicitam informações sobre o seu cartão de crédito nem telefonam a solicitar as mesmas. Quando receber este tipo de solicitação não hesite em duvidar da mesma e tenha a iniciativa de ligar você para o banco ou serviço de apoio para esclarecer e responder a todas as perguntas. Em ultimo recurso dirija-se ao balcão do fornecedor de cartões para esclarecimentos.

Lembre-se que para transacionar à distância com o seu cartão de crédito só é necessário o número do cartão, o nome, a data de validade e os 3 números que se encontram no verso do cartão.

3# Memorize o Seu Código Secreto

É incrível o número de pessoas que transportam consigo o código secreto do cartão de crédito, quer seja na carteira ou até junto do mesmo. Memorize o código secreto e destrua o documento onde ele consta. Pode sempre alterar esse código se desejar mas evite colocar números óbvios, como por exemplo, numero de porta ou data de nascimento. Temos dicas para o seu cartão de crédito que o ajudarão no domínio da segurança, não perca a oportunidade de as consultar.

4# Utilizar Apenas Quando Necessário

Um cartão de crédito não é para utilizar em todas as operações do seu dia-a-dia, mas sim em compras especiais ou compras que pretende adiar a liquidação das mesmas. Aconselhamos a utilização apenas em compras superiores a 25 euros, caso deseje, utilizar este método de pagamento como controlo das suas finanças pessoais, todavia e prudentemente, será mais aconselhável utilizar apenas para antecipar necessidades, como por exemplo, antecipara a compra de um electrodoméstico.

5# Tenha Atenção aos Programas de Benefícios e Outras Vantagens

Os bancos e fornecedores de cartões de crédito com o objectivo de incentivar à adesão e utilização do cartão de crédito, possuem excelentes oportunidades que beneficiarão seus clientes. Um exemplo, são os programas de cashback ou os programas parceiro que permitem poupar dinheiro enquanto utiliza o seu cartão de crédito.

6# Diga Não ao Cash-Advance

Por cash advance entende-se os movimentos de levantamento efectuados nas ATM ou máquinas de multibanco. Este tipo de movimento começa a ser mais comum, mas pesa nas carteiras de forma significativa, pois e regra geral, os bancos cobram entre 2 e 5 euros por levantamento mais uma comissão variável que rondo os 3 a 4% sobre o montante que levantar. Um pequeno levantamento de 50 euros, custa entre 3 a 7 euros de encargos.

7# Não Atrase Pagamentos

Um esquecimento ou distração no pagamento da factura do cartão de crédito significa pagar uma comissão de pagamento em atraso que poderá rondar os 10 euros na maioria dos casos. Automatizar o pagamento poderá ser uma solução nestes casos, mas tenha sempre em atenção que necessita de possuir fundos disponíveis na sua conta para o fazer.

8# Conheça Todos os Encargos do seu Cartão de Crédito

Regra geral o único encargo ao qual ficamos sensíveis no que toca ao cartão de crédito são as anuidades, sendo errada esta sensibilidade. Se ter em conta que nas condições de utilização do seu cartão de crédito existem encargos por atrasar no pagamento, levantar dinheiro na ATM, utilizar o cartão no estrangeiro, segundas vias, segundas vias de extracto, entre outros, ficará espantado com as oportunidades que os bancos possuem para lhe cobrar mais um euro.

Temos de estar atentos e conhecer tudo sobre o nosso cartão de crédito e ter sempre presente estas comissões pois elas poderão existir no seu cartão.

9# Evite o Pagamento Mínimo

Muitos cartões de crédito permitem um pagamento mínimo do saldo em divida que em muitos casos pode ser de 5%. Optar por esta modalidade de pagamento significa suportar dezenas de euros em juros todos os meses. No artigo sobre o custo do pagamento mínimo no cartão de crédito demonstramos como é completamente desaconselhável esta modalidade.

Assim sendo evite a todo custo o pagamento mínimo e se não sabe a sua modalidade de pagamento consulte o seu banco para descobrir.

10# Pague a Dívida do Cartão de Crédito sempre a 100%

É definitivamente a melhor recomendação para o seu cartão de crédito, pois ao possuir um cartão sem anuidade e optar por pagar sempre a 100% a factura do mesmo está a garantir que não possuirá nenhum encargo com o seu cartão de crédito.

Estes são 10 mandamentos para uma correta gestão do seu cartão de crédito. Acreditamos que os cartões de crédito podem ser boas ferramentas de gestão de finanças pessoais. No entanto, devem ser utilizados com cautela pois poderão originar situações de excesso de endividamento muito difíceis de resolver. Aliás, muitas das nossas consultas financeiras são originadas por endividamento excessivo por cartões de crédito. Apesar de difícil de corrigir, é sempre possível reduzir prestações financeiras. Por exemplo, através do crédito consolidado!

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros