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As épocas de saldos sejam elas quais for (Natal, Black Friday ou fim de estação, por exemplo) são sempre alturas muito desejadas pelos portugueses. Afinal de contas, são quase sempre uma oportunidade para comprar alguma coisa a preços bem mais convidativos! Além de conhecer os seus direitos enquanto consumidor, cuidados que deve ter de forma a evitar compras impulsivas e pouco inteligentes.

Neste artigo vamos explicar como funcionam os saldos e deixamos ainda algumas dicas para que possa fazer boas compras.

Índice

Como funciona a época de saldos?

Importa assim perceber como funcionam os saldos e quais são as regras deste mercado específico. Não se deixe levar com falsas publicidades e promessas de poupanças que não são reais.

Como é feito o desconto?

Nos saldos e promoções, o desconto tem de ser feito sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos últimos 90 dias. De acordo com a lei:

Um comerciante só pode fazer “saldos” e “promoções” se praticar um desconto sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos 90 dias anteriores, na mesma loja, e sem contar com eventuais períodos de saldo ou promoção. Os produtos não comercializados anteriormente pela loja só podem ser alvo de promoções se o desconto corresponder à diferença entre o preço praticado durante o período de redução e aquele a praticar após o seu término. É ainda proibida a venda em saldos de produtos expressamente adquiridos para o efeito. Presumem-se como tal os produtos adquiridos ou recebidos no estabelecimento pela primeira vez ou durante o mês anterior à redução de preço.

O que diz a lei?

Infelizmente, não raras as vezes, os descontos não são reais. Em certos casos, algumas lojas aumentam os preços antes para depois darem os tais descontos. Assim, avalie se o desconto vale a pena e compare os preços.

Vejamos o que diz a lei:

Até outubro de 2019, a lei estabelecia apenas que a redução de preço anunciada devia ser real e ter como referência o preço anteriormente praticado para o mesmo produto. Mas não definia o conceito de “preço anteriormente praticado”, o que permitia práticas abusivas e enganosas por parte dos comerciantes, como o aumento pontual dos preços imediatamente antes do início dos períodos de saldos ou promoções para anunciarem descontos maiores.

Na verdade, há situações em que as lojas praticam reduções de preços constantes e assim manipulam os preços para depois concederem mais descontos. Isto porque, a lei exclui dos 90 dias anteriores os períodos em que o produto tenha estado em saldo ou em promoção. Esteja atento aos preços dos artigos neste período antes de ir aos saldos.

Apesar de ser proibido a utilização de expressões similares para anunciar vendas com redução de preço, assistimos regularmente a situações do género de “Promoção”. Por exemplo, “pague 1, leve 2”, “cupões”, “vales de desconto”, “Black Friday”. Ou ainda, outras com a substituição da palavra “Promoção” por outras alternativas semelhantes.

Os saldos têm prazos?

Os saldos só podem ocorrer em 124 dias por ano (seguidos ou interpolados).  Por outro lado, as promoções podem ser feitas em qualquer momento, caso o comerciante assim entenda.

O que acontece a quem não cumprir as regras?

Quem infringir as regras pode ser alvo de uma multa que pode variar entre:

  • 250€ e os 3700€ para pessoas singulares;
  • ou 250€ a 30.000€, no caso de pessoas coletivas.

Leia ainda: Como Tomar as Melhores Decisões na Época de Saldos?

Quais os seus direitos e deveres em época de saldos?

Seja consumidor ou comerciante, a verdade é que existem direitos e também deveres a cumprir por ambas as partes. São eles:

Direito à troca ou devolução

Em época de saldos ou promoções, enquanto consumidor tem os seguintes direitos:

  • à semelhança do resto do ano, continua a ter uma garantia de três anos para bens móveis.;
  • após a compra, se detetar a existência de algum defeito, que não decorra da má utilização do produto, entre outras possibilidades previstas na lei, pode exigir ao comerciante a troca ou a devolução com reembolso.  

Se é comerciante, tome nota:

  • caso algum produto apresente defeitos, deve anunciar de forma clara e visível, através de letreiros ou rótulos – estes produtos têm de estar em locais à parte dos restantes produtos.

Lembre-se que, se o vendedor não cumprir estes requisitos, deve solicitar a troca por outro produto com a mesma finalidade. Em alternativa, pode pedir a devolução do valor já pago, desde que apresente o respetivo comprovativo da compra.

Reclamar

Há situações em que os comerciantes podem não respeitar os direitos do consumidor, por exemplo, recusando a troca de uma peça de roupa com defeito. Neste caso, reclame!

Mas como? Tem duas opções:

Em último caso, tem sempre a possibilidade de recorrer à DECO através da Plataforma Reclamar.

Avisar fim de stocks

Quando acaba o stock de um ou vários produtos em saldo ou promoção, é dever do comerciante anunciar e terminar a respetiva “época de venda com redução de preço”.

Direito à devolução

Enquanto consumidor, se adquirir online um produto em saldos, pode devolvê-lo, mesmo que este não apresente defeito. E porquê? Nas compras pela internet existe o chamado “direito ao arrependimento”. Assim, pode devolver o produto que comprou dentro de 14 dias e receber o seu dinheiro de volta. Além disso, não precisa de justificar o motivo da devolução.

Informar métodos de pagamento

Lembre-se que, as lojas não são obrigadas a aceitar qualquer meio de pagamento, seja em época normal ou em saldos. Por exemplo, podem recusar cheques, cartões de crédito ou débito. No entanto, esta informação deve estar afixada de forma visível para o consumidor.

Tome ainda nota do seguinte:

  • se um método de pagamento está disponível em épocas normais, o mesmo deve acontecer em época de saldos;
  • mesmo que um comerciante aceite cartões bancários como meio de pagamento, não significa que aceitem todos os cartões.

Leia ainda: Compre em saldo, sem prejudicar a carteira

10 dicas para aproveitar ao máximo a época de saldos

Em época de saldos, são muitas as pessoas que desatam a correr “desenfreadamente” para as lojas no sentido de aproveitar ao máximo as promoções. Para estas pessoas, é a oportunidade de renovar o guarda-roupa ou até de comprar aquele artigo que andam a “namorar” há imenso tempo por não ser propriamente barato.

No meio desta azáfama, se não tiver alguns cuidados, facilmente perde a cabeça e gasta mais do que deve. Para evitar que tal aconteça, recomendamos que organize e planeie a sua ida aos saldos. Ou seja:

Faça um orçamento

Para não perder o controlo das suas finanças, faça um orçamento. Faça contas ao seu dinheiro e verifique onde quer aplicar o seu dinheiro. Compre apenas o que precisa!

Organize o seu armário

A roupa é dos bens mais procurados em época de saldos. Em boa verdade, a oferta também é vasta! Mas antes de começar a comprar roupa só porque o preço está convidativo, comece por organizar o seu guarda-roupa. 

Por outro lado, deixe de lado as roupas de que já não gosta ou que não usa e pense apenas nas que lhe fazem falta. Se tem roupas que já não precisa, pense em oferecer ou doar a uma instituição.

Em alternativa, pode sempre tentar vender e ganhar um dinheiro extra.

Faça uma lista

Se já organizou o seu armário, está na hora de fazer uma lista das peças de que realmente precisa.

Não compre por impulso

Deixe as tentações de lado e aproveite os saldos para comprar algo de que necessite. Não compre só por ser “giro” ou “porque sim”. A ideia é poupar e não gastar ainda mais dinheiro!

Escolha as lojas para aquilo que procura

Outra coisa que fazer é planear as lojas que quer visitar. Assim, não perde tempo em lojas que não têm aquilo que procura. Idealmente, visite as lojas logo no início dos saldos para garantir que encontra o artigo que pretende e no seu tamanho.

Se é daqueles que guarda tudo para último, arrisca-se a não encontrar o que procura! Em compensação, poderá encontrar preços mais baixos.

Faça uma breve pesquisa online

Antes de ir às lojas, pesquise na internet as peças que quer comprar.  Assim, pode comparar os preços entre várias lojas bem conhecer melhor os produtos que pretende adquirir.

Verifique as etiquetas

Outra coisa a ter em conta é verificar as etiquetas. Os produtos devem apresentar, de forma legível e clara:

  • o preço anterior e o preço atual com desconto;
  • ou então a percentagem da redução.

Não se deixe enganar e compare os preços para ter a certeza de que está a fazer um bom negócio.

Verifique o estado da peça

Naquela ânsia dos saldos e de comprar um artigo a preço mais baixo do que o habitual, por vezes não olhamos para o estado da peça. Antes de comprar, verifique se está tudo em conformidade com o artigo. Por exemplo, certifique-se que a peça não está rasgada, suja ou com algum outro defeito.

Prefira peças de marca

Já que a maioria dos artigos está em promoção, aproveite e opte por peças de marca (quase sempre apresentam melhor qualidade).

Opte por peças atemporais

Aproveite os saldos para comprar peças atemporais, ou seja, que vai usar durante muito tempo (por exemplo, em camisolas de qualidade ou um sobretudo). Na verdade, a ideia é comprar peças que durem muito tempo e que se usem daqui a uns anos, e não o contrário. Dessa forma não precisa de gastar dinheiro frequentemente em roupa!

Evite a confusão e filas

Se quer evitar as confusões e filas próprias desta época de saldos, escolha a melhor altura para ir às compras. Veja o que é melhor para si: semana ou fim de semana? De manhã? À noite?

Se for durante a semana, prefira a manhã já que as lojas vão estar mais vazias e arrumadas. Se preferir ir à noite, a seguir ao jantar, costuma ser uma altura com menos confusão.

Experimente as peças na loja

No momento da compra, experimente sempre as peças. Não arrisque comprar uma peça que depois não lhe serve ou não lhe fica bem, acabando por não a usar.

Pense na próxima estação

Ao comprar, pense na próxima estação. Em outras palavras, pode comprar peças que se adaptem às novas tendências para a primavera/verão. Por exemplo, pode aproveitar para comprar:

  • roupa para os seus filhos;
  • um presente para alguém que faça anos;
  • o presente ideal para oferecer “à sua cara-metade”;
  • aquele casaco que está mais barato e que anda a namorar há tanto tempo, mas já para o próximo inverno;
  • entre outras opções.

Leia ainda: 10 Dicas para poupar nos saldos

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