A importância de aprender mais sobre dinheiro

0
601

É do conhecimento geral que o fenómeno da iliteracia financeira é generalizado no mundo inteiro. Sendo algo conhecido é espantoso como continuamos a assobiar para o lado e sem o solucionar. Neste artigo vamos mostrar-lhe a importância de aprender mais sobre o dinheiro e esperamos que perceba claramente quais são as vantagens de melhorar a sua relação com o dinheiro.

Quais os impactos da falta de conhecimento?

Como referimos, o desconhecimento sobre temas financeiros é generalizado no mundo inteiro. Tendencialmente, as mulheres, as pessoas com menos escolaridade e as pessoais mais novas ou mais idosas são as pessoas com mais dificuldades neste campo. Adicionalmente, os problemas associados à falta de literacia financeira são diversos, desde problemas financeiros, problemas de saúde e problemas psicológicos, com as consequências sociais que lhes são inerentes. Mas se estas causas e estes efeitos são conhecidas há muito, porque não se resolvem?

Um tabu e muita preguiça

Sim. O dinheiro tem sido tema tabu. Simplesmente achamos que não deveremos falar sobre dinheiro, sobre problemas financeiros e sobre sucessos financeiros. Adicionalmente, pensamos que precisamos de muito conhecimento, que estes temas são complexos e que temos mais do que fazer (por exemplo, ir beber umas cervejas com os amigos). É verdade que estes temas são muitas vezes uma seca e que temos coisas melhores para fazer. Mas também é verdade que não gostamos de ir ao médico ou ao mecânico. Temos de lidar com esta realidade e por que não aproveita-la da melhor forma? Talvez por muita preguiça não?

Como resolver este problema?

Para aprender temos de estudar. E para estudar temos de arranjar tempo. Sim, temos tempo. Por algum motivo, arranjamos sempre tempo para aquilo que valorizamos e que consideramos como prioridade. Não é difícil estudar um pouco. Há muitos blogs financeiros (que temos de escolher com cautela). Muitos livros. Muitos vídeos e canais no youtube. Logo, o “segredo” passa por escolher as fontes de informação e dedicar 10 a 20 minutos por semana a aprender.

Depois de aprender ajuda sermos consequentes. Existem estratégias que podemos usar para constituir uma poupança e se formos consequentes vamos sentir na pele (e na carteira) que o conhecimento vale a pena. Logo, ganhamos uma motivação adicional para continuarmos a estudar. Porque vemos os resultados.

Por onde começar?

Este portal pode ser um bom começo. Temos os temas organizados por aquilo que precisa. Temos também um conjunto de ebooks e de ferramentas que podem ser úteis. Comece a ler 2 ou 3 artigos por dia e vá seguindo as ligações. Se precisar de ajuda basta deixar um comentário nos artigos e responderemos com rapidez.

Avalie este artigo

Deixe um comentário

avatar
  subscrever  
Notificação de