Poupança – Veja Como Poupar Com a Reorganiza

Poupança

A palavra poupança entrou no vocabulário dos portugueses e dos Europeus, depois de muitos anos em que as palavras de ordem eram o consumo e o crédito. Apesar de gostarmos de poupar dinheiro não gostamos dos sacrifícios que nos são exigidos pelo que a palavra poupança gera relações de amor-ódio. Sabia neste artigo o que é a poupança, para que serve, como aumentar e como aplicar.

O Que é Poupança?

Poupança ou poupar dinheiro significa não gastar hoje para gastar no futuro. O dinheiro serve para se gastar, seja hoje, amanhã ou dentro de 10 anos. Esta definição poderá ajudá-lo a poupar pois muitas vezes achamos que restringir as nossas vidas no presente não faz muito sentido porque o futuro é incerto e distante. Aliás, esta preferência por viver o curto prazo é o que justifica a falta de poupança para a reforma ou mesmo poupança para o seu fundo de emergência.

Para Que Serve a Poupança?

O dinheiro que colocamos de lado em contas poupança serve para diversas coisas. Quem define o objetivo a dar ao dinheiro é o seu dono. Pode servir para fazer face a imprevistos (como um furo no pneu ou uma ida ao dentista). Pode pagar as férias de família, pagar a reforma ou pagar a educação dos filhos.

O importante para quem poupa é ter em atenção que devemos assumir uma postura de prudência que acaba por ser recompensada quer seja por conseguirmos suportar as despesas quando aparecem (confere um sentimento de segurança muito positivo) quer seja por recebermos juros pela aplicação do dinheiro em contas poupança ou outros produtos de investimento.

Como Aumentar a Poupança?

Se quer poupar tem de criar hábitos de poupança, poupando com regularidade. Para o ajudar sugerimos que faça da poupança um automatismo, definindo uma transferência automática da sua conta para uma conta poupança.

Depois de tornar a poupança como algo automático (chegamos a esquecer-nos que poupamos) sugerimos que olhe com rigor para o seu orçamento familiar e que declare guerra ao desperdício. Corte nas comissões bancárias, negoceie os seus créditos, os seus seguros e veja as despesas diárias que pode cortar sem colocar em perigo a sua qualidade de vida.

Como Aplicar as Suas Poupanças?

No portal da Reorganiza tem inúmeros artigos na secção de investir que recomendamos explore com tempo. Dicas para iniciantes ou para pessoas mais experientes. Livros gratuitos que poderá descarregar. Sugerimos que comece por conhecer o que são certificados de aforro e os PPR.

Nesta fase diremos apenas que deverá aplicar as suas poupanças numa carteira diversificada, assumindo riscos calculados e poupando/investindo com regularidade. Os mercados financeiros não são um bicho papão. Pense nos investimentos como na aplicação do seu dinheiro em empresas que podem criar valor para os seus donos.

Não prometemos milagres e não prometemos que venha a ficar milionário. Defendemos que o caminho se faz caminhando pelo que devemos dar inicio ao caminho bem equipados e o quanto antes. Sugerimos também que marque a sua consulta financeira gratuita onde poderemos analisar onde pode cortar os seus custos para iniciar a sua poupança, algo que poderá também passar pelo crédito consolidado.