Base de Dados das Contas Bancárias

Finanças Pessoais

Base de Dados das Contas Bancárias

2 min Partilhar 14 de Janeiro, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
lista negra do banco de portugal

Desde o dia 12 de Janeiro de 2015 é disponibilizado pelo Banco de Portugal o acesso dos cidadãos à Base de Dados das Contas Bancárias. Esta base de sados assume-se como mais importante num contexto em que os bancos estão a ser tentados a aumentar as comissões associadas às suas contas à ordem.

A Base de Dados de Contas tem informações sobre contas de depósito, de pagamentos, de crédito e de instrumentos financeiros. Informa também sobre os titulares e pessoas autorizadas a movimentar as várias contas, sejam pessoas singulares ou colectivas.

Para o acesso basta seguir esta ligação e fazer a sua autenticação com o seu número de contribuinte e senha de acesso ao portal das finanças. Em alternativa, também poderá fazer a autenticação com recurso ao seu cartão de cidadão, bastando para tal ter o seu PIN, o leitor de cartões e respectivo software.

Todas as pessoas têm o direito ao acesso e à informação sobre o conteúdo dos registos em seu nome. Esta informação é reportada pelas instituições financeiras e de pagamento e é uma informação que é da responsabilidade exclusiva destas instituições.

Uma Ferramenta que Complementa a Central de Responsabilidades de Crédito

Esta nova ferramenta, juntamente com a Central de Responsabilidades de Crédito, é uma ferramenta essencial para uma melhor gestão das finanças dos contribuintes portugueses. Ambos os mapas devem ser consultados com regularidade para um melhor controlo do seu dinheiro e das informações que lhe dizem respeito. Uma correta gestão das suas contas bancárias pode permitir poupar dinheiro sem grande esforço… e todos gostamos disso!

O Que Fazer com esta Informação?

Depois de recolher esta informação tem já ao dispor mais informação que a maioria dos portugueses. Poderá usar toda esta informação para melhorar a gestão das suas finanças pessoais, começar a poupar ou reforçar as suas poupanças.

Se mesmo assim ainda sente dificuldade em acumular algum património, sugerimos que pesquise no nosso site por dicas e sugestões de poupança que podem marcar toda a diferença. 30 dicas de poupança chegam?



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro