Benefícios e Riscos do Cartão de Crédito

Crédito

Benefícios e Riscos do Cartão de Crédito

3 min Partilhar 23 de Fevereiro, 2011

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
cartão de crédito

Temos que admitir, os cartões de crédito têm ocupado um lugar importante nas nossas vidas financeiras. Com o evoluir dos meios tecnológicos a utilização do cartão de crédito tem vindo a intensificar-se, quer via ambiente Web, quer através dos locais de pagamento disponíveis que se encontram em quase todos os estabelecimentos.

É certo, que um cartão de crédito também ajuda imenso nos momentos de aperto financeiro, criando liquidez no orçamento mensal, no entanto, também são o principal causador de endividamento excessivo. Como em tudo, existem benefícios e riscos e é através da gestão destas duas grandezas que poderemos obter os melhores resultados, dai ser necessário conhecer os benefícios e riscos do cartão de Crédito.

Benefícios

  • Conveniência e Segurança

Um cartão de crédito proporciona segurança porque elimina o transporte de dinheiro e ao facto de ser necessário assinatura ou PIN (código pessoal)  para o utilizar. De igual modo é um meio de pagamento aceite na generalidade dos países e devido ao limite de crédito associado permite-lhe planear compras com maior facilidade.

  • Limite de crédito grátis

A generalidade dos cartões de crédito permite usufruir de um período de crédito grátis que ronda os 20 a 50 dias. Se possuir modalidade de pagamento a 100% pode utilizar fundos sem os possuir e liquidar no fim do prazo sem que haja lugar a pagamento de juros.

  • Programas de incentivos

É muito comum cartões de crédito com protocolos que permitem-lhe beneficiar de descontos, como por exemplo, descontos em combustíveis, restaurantes, lojas de vestuário, etc…

Também começam a existir cartões de crédito com programas de cashback, que lhe permite beneficiar da sua utilização, como por exemplo, receber 3% das suas utilizações mensais.

  • Histórico de Crédito

A utilização consciente e responsável de um cartão de crédito permite fornecer sinais positivos aos bancos e outras financeiras quanto à sua relação com o crédito, nomeadamente a nível de cumprimento e utilização.

Riscos

  • Ciclo da divida

Devido a facilidade de utilização e à possibilidade de possuir hoje tudo o que deseja os cartões de crédito têm tendência em aumentar os níveis de consumo levando-o a uma situação de crédito rotativo.

  • Pode prejudicar o histórico de crédito

Devido aos risco da utilização excessiva do cartão de crédito poderá incorrer em atrasos no pagamento da divida, penalizando o seu histórico de crédito enviando sinais contrários ao cumprimento.

  • Condições pesadas

Os cartões de crédito possuem condições gerais de utilização com condições pesadas que penalizam o utilizador sempre que este não cumpre com as obrigações estipuladas contratualmente, como por exemplo, extravio do cartão de crédito permite a cobrança de comissões (para ver como evitar as comissões leia este artigo) por colocação em lista negra e substituição do cartão. Outro exemplo é o atraso no pagamento do extracto permite a cobrança de comissão de atraso que ronda os 10 euros na maioria dos cartões.

  • Taxa de juro elevada

Se consultar as taxas máximas para crédito a consumidores publicadas pelo Banco de Portugal para cada trimestre, consegue verificar até onde poderá ir a taxa de juro dos cartões de crédito. Em média a taxa de juro de um cartão de crédito ronda os 16 a 20% o que revela um encargo considerável caso pretenda utilizar a linha de crédito para pagamento parcelados.

Dicas e Recomendações

Indiscutivelmente que é através da prevenção dos riscos associados que possuir um cartão de crédito pode trazer benefícios para o seu utilizador. Prevenir dos riscos é conhecer as nossas dicas cartão de crédito e ter sempre presente que só está exposto aos mesmos se não cumprir com as condições contratuais, como por exemplo, atrasar no pagamento da factura, danificar ou extraviar o cartão, não possuir pagamento a 100%, entre outros.

Seja responsável com o seu cartão de crédito e assista as nossas 3 regras fundamentais para a utilização do cartão de crédito.

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros