Black Friday: poupe em produtos caros e necessários

Poupar Dinheiro

Black Friday: poupe em produtos caros e necessários

3 min Partilhar 25 de Novembro, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
Black Friday

A Black Friday apareceu nos últimos anos em força em Portugal e tem o seu lado de apelo ao consumo, nomeadamente numa época em que a pandemia fez quebrar as receitas. No entanto, quando há transparência, pode ser mesmo uma boa oportunidade para comprar, com critério e bons descontos, produtos realmente caros que teria de comprar na mesma. Siga estas estratégias e compare preços.

Primeiro a lista e o orçamento

Listas e orçamentos são importantes para poupar, para não comprar por impulso, para poupar o ambiente e para promover o consumo responsável. A Black Friday oferece alguns bons descontos: pense primeiro nas coisas mais caras de que precisa e perceba se estão com um desconto interessante. A tradição é haver grandes descontos na área tecnológica, em que os produtos são tendencialmente caros, mas essenciais para trabalhar ou estudar, por exemplo. Um computador é o tipo de despesa que constitui um investimento a que não se pode escapar. Começando na tecnologia, e passando pelos eletrodomésticos, viagens ou mobiliário, há descontos para tudo. Perca tempo a fazer uma lista com critério e não ceda à 5ª camisola ou bibelot de que, de facto, não precisa.

Uma boa promoção pode não valer a pena

Pense 3 vezes se uma compra lhe suscita dúvidas. É a regra dos 10 segundos. Não faça compras por impulso e não compre só porque está muito barato. Compre o que anotou na sua lista. Aliás, depois da lista feita, deve questionar cada ícone, antes de avançar. Pode ver, por exemplo, um casaco básico, de qualidade, de que gosta, com 50% de desconto. Mas pense que, se tem um sobretudo novo, e alguns outros agasalhos, se calhar este não lhe faz assim tanta falta. Ao contrário, a máquina de lavar roupa ou o colchão da cama, estão por um fio. Na dúvida, não compre. A pressa é inimiga do bolso, portanto mais vale adiar.

Comece cedo e não se canse demasiado

Muitas vezes é de manhã que as marcas aproveitam para lançar os seus descontos. O que acontece é que estes descontos valem para um horário específico, e estão associados a um stock limitado e podem esgotar-se rapidamente. Este período, com tanto bombardeamento de informação, tem tendência a esgotar as pessoas. Nada vale a correria desenfreada entre lojas, o cansaço, o trânsito ou a exaustão. Defina objetivos, compre o mais possível online e não vale a pena desgastar-se pelo que não conseguiu: acaba por pagar em transportes, tempo e saúde mental o que consegue em descontos. Não se esqueça que há outras promoções em dezembro e saldos em janeiro.

Compare preços

Para evitar surpresas desagradáveis tente saber o valor dos produtos de antemão e aproveitar os comparadores de preços. Verifique no site da própria loja e use os comparadores de preços como o KuantoKusta, o Komparaki ou o simulador da DECO.

O cartão de crédito deve ter cashback

Se não está habituado a usar o cartão de crédito, se tem um orçamento limitado, e se quer reduzir as compras, sugerimos que ponha a ideia de comprar com cartão de lado. Se estiver mais à vontade, e tiver um cartão com cashback, ou seja, um cartão em que ganha dinheiro precisamente se comprar através dele, essa poderá ser uma boa opção.

Compre online em segurança

Tenha cuidado com a forma como gere os pagamentos online. Se não está habituado à tecnologia, peça ajuda e use métodos mais seguros como os cartões/contas virtuais tipo MBway ou Pay Pall (que lhe criam um cartão virtual, seguro, e onde pode escolher a quantia que coloca) ou use o código 3D Secure para garantir a segurança das suas compras e identidade.

Compre já para o Natal

O Natal traz sempre despesas extra. Se já sabe o que tem de comprar, organizar e oferecer, pode conseguir vantagens e fica com a questão resolvida. Poupar tempo e dinheiro é sempre positivo, por isso tenha também atenção às marcas que mantêm a promoção por mais alguns dias, estendendo-se até ao início de dezembro.

Se abdicar de 1 item da sua lista, ponha esse dinheiro na poupança

Se não tem a certeza de alguns produtos da sua lista, aceite este desafio: opte por alocar a quantia que iria gastar a coisas fundamentais para a sua segurança, como construir uma poupança, seguros de vida ou de saúde. Por pouco dinheiro que lhe pareça, às vezes é por muito poucos euros por mês que consegue contratar um benefício que ajuda muito à sua tranquilidade de vida, a defender a sua família, e a estar protegido perante imponderáveis. Nesta Black Friday ofereça esse desconto a si mesmo!



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro