Como vender a minha casa?

Imobiliário

Como vender a minha casa?

3 min Partilhar 9 de Junho, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only

Tem um imóvel que quer vender? Neste artigo vamos dar-lhe algumas ideias sobre se deve vender o seu imóvel e do processo que deve seguir para conseguir tomar a melhor decisão. Vamos começar?

Motivos da venda do imóvel

A primeira questão a que devemos dar resposta é perceber quais os motivos para a venda do imóvel. Podem ser diversos e convém questionar-se para saber quais as melhores alternativas:

  • Libertar liquidez para comprar novo imóvel?
  • Realização de alguma mais-valia?
  • Necessidade urgente de liquidez?
  • Partilhas ou tornas?

Estes e outros motivos podem estar na base da necessidade ou do desejo de vender. No entanto, que tal pensar nos seguintes argumentos:

  • O imóvel que dispõe é sua habitação própria e permanente? Se não é, tenha em atenção o enquadramento fiscal, pois não tem isenção de pagamento de imposto sobre mais-valias;
  • Muitas pessoas querem vender imóveis porque acreditam que o preço vai cair. No entanto, deve pensar não só no enquadramento fiscal mas, também, no destino que irá dar ao seu dinheiro. Pode acontecer estar a desinvestir e não ter alternativa para aplicar o seu dinheiro. Logo, faça bem as suas contas para não ter dinheiro parado;
  • Se tem um imóvel para investimento, por que não pensar na lógica de manter o imóvel e de o colocar no mercado de arrendamento? Eventualmente perceber alternativas de crédito habitação que permitam aumentar os seus rendimentos mensais?
  • Se tem urgência na venda do imóvel, para partilhas, tornas ou necessidade urgente de liquidez, tenha em atenção que pode correr um grande risco. Nestas alturas a decisão torna-se mais emocional e menos racional, o que nos leva a tomar más decisões. Acima de tudo, esconda esta motivação aos potenciais compradores e consultores imobiliários.

Recorrer ou não recorrer a um consultor imobiliário?

Depois de decidido pela venda é altura de tratar de todo o processo e das partes burocráticas. O processo de venda pode consumir bastante tempo e dinheiro, pelo que deverá ponderar claramente se deve fazer a venda sozinho ou com apoio de um consultor imobiliário.

Vantagens do consultor imobiliário:

  1. Avaliação profissional do imóvel;
  2. Tratamento de burocracias e apoio jurídico;
  3. Colocação da casa no mercado e marketing da propriedade;
  4. Seleção e triagem de compradores;
  5. Apoio no processo negocial.

Estas 5 vantagens são de facto muito relevantes e poupam muito tempo e muitas chatices. Naturalmente que vêm acompanhados por um custo, que ronda os 3%-5% mais IVA e tipicamente com um mínimo de €6.150. Neste contexto, tenha em atenção:

  • Escolha bem o consultor imobiliário e procure alguém de grande confiança, para não se cruzar com um consultor que se preocupa apenas com a venda a qualquer custo;
  • Não se preocupe assim tanto com o tema da exclusividade, pois a maioria das imobiliárias faz partilha com outras. Informe-se desta questão da partilha para garantir que o seu imóvel pode ser transacionado independentemente de questões entre imobiliárias;
  • Lei o contrato de angariação e perceba todas as implicações. Por exemplo, se se arrepender da venda pode ter de pagar uma comissão à agência…
  • O argumento de que quem paga a comissão é o comprador é muitas vezes errado. Parte da premissa de que o preço de venda é acrescido do valor da comissão. No entanto, ao avançar no processo negocial verá que o preço acaba por ser reduzido à sua custa.

Tem tempo e disponibilidade para vender a sua casa?

A escolha entre a venda com recurso a um consultor imobiliário ou por nós próprios costuma estar muito focada no valor das comissões praticadas. Sim, achamos que essas comissões são excessivas, mas são as leis do mercado. Agora, não devemos apenas focar a nossa análise no custo mas antes podemos ver este custo como um investimento. Podemos não ter tempo, conhecimento, experiência ou paciência para tratar da venda do imóvel. No caso da compra e venda de casas por vezes o barato sai caro.

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro